Economia da zona do euro desacelera como esperado no 1º trimestre

Reuters  |  Autor 

Publicado 02.05.2018 07:24

Economia da zona do euro desacelera como esperado no 1º trimestre

Por Robert-Jan Bartunek

BRUXELAS (Reuters) - O crescimento econômico da zona do euro desacelerou como esperado no início de 2018, embora economistas digam que fatores temporários estejam parcialmente por trás da fraqueza e que a economia deve continuar a expandir com força neste ano.

O Produto Interno Bruto dos 19 países que usam o euro expandiu 0,4 por cento no primeiro trimestre em relação ao último trimestre de 2017 e 2,5 por cento na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou nesta quarta-feira a agência de estatísticas da UE, Eurostat.

A estimativa preliminar da Eurostat ficou em linha com as projeções de economistas, mas bem abaixo das altas trimestrais de 0,7 por cento vistas nos três trimestres anteriores.

"Fatores temporários, incluindo o clima frio atípico, trabalhadores em greve, gargalos de curto prazo e mesmo um surto de gripe, parecem ter pesado sobre o PIB no primeiro trimestre", disseram economistas da Capital Economics em nota a clientes.

"Dado o alto nível de confiança do consumidor, acreditamos que o crescimento do consumo vai acelerar no segundo trimestre e ajudar a levar o crescimento trimestral de volta para cerca de 0,5 ou 0,6 por cento."

Em comunicado separado, a Eurostat informou que o desemprego na zona do euro permaneceu em março em 8,5 por cento.

(Reportagem de Robert-Jan Bartunek)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações