Fluxo de veículos nas estradas sobe 4,4% em outubro; caminhões crescem 7,9%, sinais de retomada

Arena do Pavini

Publicado 10.11.2017 11:46

Fluxo de veículos nas estradas sobe 4,4% em outubro; caminhões crescem 7,9%, sinais de retomada

Arena do Pavini - O índice ABCR de atividade referente a outubro apresentou queda de 0,7% na comparação com o mês imediatamente anterior, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR, em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada. Já sobre o mesmo mês do ano passado, o aumento é de 4,4%, o que indica a continuidade da recuperação da economia brasileira neste semestre.

O fluxo pedagiado de veículos leves recuou 1,0%, enquanto o de pesados também apresentou queda: 1,2% em relação a setembro, na comparação mensal dessazonalizada. Já sobre outubro do ano passado, houve aumentos de 3,3% e de 7,9%, respectivamente. “Os resultados negativos de outubro não representam uma tendência de enfraquecimento dos indicadores, mas apenas certa devolução após o crescimento mais expressivo registrado em setembro, quando tanto o índice total (2,2%) como veículos leves (3,3%) e pesados (0,7%) registraram expansão”, explica Alessandra Ribeiro, diretora da Tendências Consultoria. “Na comparação com o mesmo período de 2016, todos os indicadores continuam em elevação. Em relação ao fluxo de pesados, nota-se significativa alta de 7,9% em outubro, o quarto aumento consecutivo”, afirma Alessandra.

Sobre o fluxo de veículos leves, Alessandra Ribeiro observa que “apesar do resultado negativo na série dessazonalizada, o indicador também sustenta tendência de moderada melhora no ano, perceptível, principalmente, quando comparado a 2016. De janeiro a outubro, o fluxo de leves acumula alta de 2,1%”. Ela ainda diz que “em relação às próximas pesquisas, o indicador deve acumular ganhos adicionais, em linha com a perspectiva de continuidade da gradual reação do consumo das famílias”.

Na análise sobre o fluxo de veículos pesados, a economista ressalta que “os últimos resultados convergem com a tendência de gradual reação da atividade industrial, que acumula expansão de 1,6% de janeiro a setembro, segundo a Produção Industrial Mensal (PIM-IBGE). A moderada retomada da atividade industrial e do fluxo de pesados deve se sustentar nos próximos meses, diante do quadro de melhora dos principais indicadores do setor industrial, com destaque para o emprego da indústria, o nível ajustado dos estoques e o ciclo de expansão da confiança do empresário industrial em um quadro de reação da demanda doméstica”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por Arena do Pavini

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações