FMI aconselha Argentina a acelerar reformas para reduzir "vulnerabilidades"

EFE

Publicado 11.11.2017 00:34

FMI aconselha Argentina a acelerar reformas para reduzir "vulnerabilidades"

Washington, 10 nov (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou nesta sexta-feira à Argentina "acelerar o ritmo" das suas reformas econômicas para reduzir "vulnerabilidades e fomentar um crescimento forte, sustentado e equitativo".

Em comunicado, a delegação do fundo liderada por Roberto Cardarelli que viajou para a Argentina de 31 de outubro até esta sexta-feira fez um balanço dessa visita.

A missão teve como objetivo realizar uma revisão geral da economia da Argentina, dentro do que se conhece como "artigo IV", o que implica a visita de economistas do FMI para compilar informação e trocar opiniões com funcionários do Governo, integrantes do setor privado, membros do Parlamento e organizações civis.

Segundo Cardarelli, desde a chegada de Mauricio Macri à Presidência da Argentina a "transformação sistêmica" da economia deu como resultado "uma recuperação constante da recessão que começou em meados de 2015".

De fato, nas suas últimas projeções, emitidas em outubro, o FMI previu para a Argentina um crescimento de 2,5% em 2017 e também em 2018, em oposição da contração de 2,3% de 2016.

Entre as "vulnerabilidades" a médio prazo, o FMI destaca a diminuição "mais lenta do que o previsto" da inflação e o "rápido aumento no endividamento em moeda estrangeira", assim como uma pressão de alta sobre a taxa de câmbio real.

"Acelerar o ritmo das reformas ajudaria a reduzir estas vulnerabilidades", aconselhou o organismo, ao citar como "um bom passo à frente "a reforma tributária proposta pelo Governo argentino e as medidas para "reduzir a burocracia".

O diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, Alejandro Werner, já tinha dito nesta quinta-feira, ao participar de um seminário em Buenos Aires, que a "estratégia" da Argentina é a "correta".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações