FMI melhora projeção de crescimento do Brasil para 2,3% em 2018

EFE  |  Autor 

Publicado 17.04.2018 11:07

Atualizado 17.04.2018 11:18

FMI melhora projeção de crescimento do Brasil para 2,3% em 2018

Rio de Janeiro, 17 abr (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou nesta terça-feira suas projeções de crescimento da economia do Brasil, que situa agora em 2,3% para 2018 e em 2,5% para 2019, perante a perspectiva de um maior impulso do consumo das famílias e mais investimentos.

As novas previsões fazem parte do relatório Perspectivas Econômicas Mundiais, que a organização apresentou hoje, e melhoram significativamente as feitas pela entidade em outubro, quando esperava que o Brasil apenas crescesse 1,5% em 2018 e 2% em 2019.

De acordo com o Fundo, a recuperação do Brasil também permitirá um crescimento da economia do conjunto dos países sul-americanos maior do que o esperado, que se prevê agora que seja de 1,7% em 2018 e de 2,5% em 2019.

As novas projeções foram divulgadas depois que o Governo confirmou que a economia brasileira, com um crescimento de 1% em 2017, pôs fim à profunda recessão que atingiu o país nos dois exercícios anteriores.

A maior economia da América do Sul contraiu 3,5% em 2015 e também 3,5% em 2016, con dois anos seguidos de contração pela primeira vez desde a década de 1930.

De acordo com o Governo brasileiro, foi a revitalização do consumo das famílias em um país com 207 milhões de habitantes que permitiu que a economia se recuperasse no ano passado.

O consumo dos brasileiros, que representa 63,4% do PIB do país e na primeira década deste século colocou o Brasil entre as seis maiores economias do mundo, cresceu 1% em 2017 após cair 3,2% em 2015 e 4,3% em 2016.

A perspectiva é que o consumo também cresça em 2018 e 2019, impulsionado pelo aumento da renda dos trabalhadores, a redução do desemprego, a forte queda da inflação, a diminuição dos juros e o aumento do crédito.

A inflação em 2017 foi de 3,4%, a menor nas duas últimas décadas, e a nova previsão do FMI é que os preços se mantenham sob controle e que cresçam 3,5% em 2018 e 4,2% em 2019.

O Fundo também prevê que a taxa de desemprego, que no ano passado foi em média 12,8%, siga caindo e que se situe em 11,6% neste ano e em 10,5% em 2019, o que, segundo o relatório, também impulsionará o consumo e o crescimento econômico.

Apesar das perspectivas positivas para os dois anos, o FMI considera que, a médio prazo, a economia brasileira está condenada a crescer a uma "moderada" média anual de 2,2%" pelo envelhecimento da população e a estagnação da produtividade".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações