Inflação do Reino Unido ultrapassa alta de 1 ano em março

Investing.com

Publicado 12.04.2016 05:31

Inflação do Reino Unido sobe mais do que o esperado e atinge nível não visto desde dezembro de 2014

Investing.com - De acordo com dados oficiais publicados nesta terça-feira, a inflação dos preços ao consumidor (IPC) no Reino Unido aumentou em março e atingiu um nível não visto desde dezembro de 2014.

Em um relatório, o Office for National Statistics (ONS) do Reino Unido disse que a taxa da inflação de preços ao consumidor subiu 0,5% no mês passado, acima das projeções para um aumento de 0,4% e em comparação com a alta de 0,3% em fevereiro.

O ONS observou que os maiores aumentos dos dados do IPC vieram de tarifas aéreas, vestuário e calçados.

Mês a mês, a inflação dos preços ao consumidor subiu 0,4% em março, acima das projeções para uma alta de 0,3% e após uma queda de 0,2% no mês anterior.

O Presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, agora terá que escrever uma carta aberta ao Ministro das Finanças, George Osborne, uma vez que a inflação está mais do que um ponto percentual abaixo da meta do banco central de 2,0%.

O Núcleo do IPC, que exclui custos com alimentos, energia, álcool e tabaco, subiu a uma taxa ajustada sazonalmente de 1,5% no mês passado, acima das projeções para um aumento de 1,3% e em comparação com um ganho de 1,2% em fevereiro. Foi o nível mais alto desde outubro de 2014.

O índice de preços do varejo cresceu 1,6% em março, acima das expectativas para uma alta de 1,4%, com a leitura de fevereiro sendo 1,3%.

Os dados também mostraram que o índice de preços de habitação subiram 7,6% em março, abaixo das projeções para um ganho de 8,1% e na sequência de um aumento de 7,9% em fevereiro.

Em uma reação imediata, a libra ficou mais forte. GBP/USD subiu para 1,4287, de 1,4273 antes da divulgação dos dados, ao passo que EUR/GBP ficou em 0,8013, de 0,8025 no início do dia.

Enquanto isso, as bolsas europeias foram afetadas em grande parte e permaneceram em queda. O índice FTSE 100 de Londres caiu 0,36%, o EURO STOXX 50 perdeu 0,71%, o CAC 40 da França recuou 0,78%, ao passo que o DAX da Alemanha contraiu 0,52%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações