Irã tentará convencer Arábia Saudita a reduzir produção de petróleo, diz agência

Reuters

Publicado 23.11.2014 16:09

Irã tentará convencer Arábia Saudita a reduzir produção de petróleo, diz agência

VIENA (Reuters) - O Irã irá tentar persuadir a Arábia Saudita a reduzir a produção de petróleo quando ministros se encontrarem para a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) agendada para esta semana em Viena, disse neste domingo a agência de notícia semioficial iraniana Mehr, citando uma entrevista do ministro de petróleo do país.

A Opep reúne-se em 27 de novembro para discutir metas de produção, e alguns de seus membros têm pedido nas últimas semanas que seja acertado um corte no bombeamento para estancar a queda nos preços da commodity.

O petróleo Brent já perdeu cerca de 30 por cento do seu valor desde junho, sendo negociado atualmente perto de 80 dólares por barril, devido a uma grande oferta global e ao enfraquecimento da demanda.

"O ministro do Petróleo do Irã irá encontrar-se com seu colega saudita em Viena para persuadir o gigante do petróleo a reduzir sua produção e oferta", disse a Mehr.

Por outro lado, um acordo sobre produção na reunião da Opep desta semana é incerto. A Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo, ainda não se manifestou sobre um eventual corte na produção.

Delegados da Opep esperam uma reunião difícil, e analistas estão divididos quanto ao resultado.

O ministro do Petróleo do Irã, Bijan Zanganeh, disse que irá encontrar-se com o ministro saudita Ali al-Naimi em Viena para discutir a fatia de mercado iraniana, já que Teerã pretende elevar suas exportações caso sejam suspensas as sanções contra o programa nuclear do país, segundo relato da agência de notícias oficial do Irã IRNA.

(Por Rania El Gamal e Michelle Moghtader)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações