Presidente da China abre fórum regional com apelo por integração da Ásia

EFE

Publicado 28.03.2015 05:40

Atualizado 28.03.2015 06:01

Presidente da China abre fórum regional com apelo por integração da Ásia

Pequim, 28 mar (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, inaugurou neste sábado o Fórum de Boao, apelidado de "Davos asiático", com apelos por integração no continente e a oferta de tratados de cooperação com seus países vizinhos, frente às atuais tensões territoriais entre China e Japão, Vietnã e Filipinas.

No plenário deste fórum econômico, realizado anualmente na cidade tropical de Boao, no sul da China, desde 2002, Xi destacou que seu país "promoverá um sistema de cooperação financeira regional e explorará uma plataforma para intercâmbios e cooperação entre instituições de finanças".

Xi destacou neste sentido o nascimento do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (AIIB), uma iniciativa da China, como um exemplo da crescente integração, e assegurou que seu país impulsionará a coordenação entre essa nova instituição com outras como o Banco Mundial (BM).

Vários países confirmaram nas últimas semanas sua participação no AIIB, os últimos Espanha e Brasil nesta sexta-feira, enquanto os Estados Unidos mantêm seu receio por considerar que o banco representa uma perda de influência do BM, e consequentemente de Washington, na economia global.

Perante chefes de Estado e governo de outros 14 países presentes em Boao, Xi também ressaltou o desejo chinês de ampliar os tratados de cooperação com os países vizinhos a fim de aumentar a prosperidade e a estabilidade na região.

A China, que manteve fortes tensões com o Japão pela soberania das ilhas , e com as Filipinas e o Vietnã pelos arquipélagos Paracel e Spratly, tem oito tratados deste tipo com nações vizinhas, e espera tanto ampliar o número destes pactos bilaterais como assinar um com a Associação de Nações do Sudeste Asiático, destacou Xi.

A China "se manterá sempre como uma força firmemente defensora da paz mundial e do desenvolvimento comum", disse o presidente Xi, que declarou que seu país sofreu guerras e turbulências durante mais de um século na idade contemporânea e "o povo chinês nunca pensaria em infligir a mesma tragédia a outras nações".

Xi insistiu ainda que o desenvolvimento da China, segunda economia mundial, beneficiará ao resto do mundo, dado que o país prevê importar produtos no valor de mais de US$ 10 trilhões nos próximos cinco anos e investirá nesse período US$ 500 bilhões em projetos no exterior.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações