Suspeitos de planejar atentado na França têm prisão preventiva prolongada

EFE

Publicado 22.04.2017 10:07

Suspeitos de planejar atentado na França têm prisão preventiva prolongada

Paris, 22 abr (EFE).- Os dois supostos jihadistas detidos em Marselha na última terça-feira, quando planejavam um atentado "iminente" às vésperas das eleições presidenciais francesas, continuarão detidos após o fim do primeiro período de prisão preventiva de 96 horas, indicaram à Agência Efe fontes judiciais.

A detenção foi prolongada de forma excepcional, algo que a legislação francesa permite caso haja risco de atentado ou seja necessária a cooperação internacional na investigação.

Os dois suspeitos, de 23 e 29 anos, podem permanecer até seis dias em prisão preventiva antes de comparecerem perante um juiz para sua eventual imputação.

Mahiedine Merabet e Clément Baur se recusaram por enquanto a responder às perguntas dos agentes, segundo fontes próximas à investigação.

Ambos, fichados pela inteligência francesa por seu radicalismo islâmico, foram detidos na terça-feira em Marselha sob a suspeita de preparar um atentado "iminente" às vésperas das eleições presidenciais, que serão realizadas amanhã em primeiro turno.

O candidato conservador e ex-primeiro-ministro François Fillon revelou que era ele o alvo do atentado que preparavam.

O caso levou as autoridades reforçarem a segurança dos candidatos.

Em um apartamento alugado pelos suspeitos em Marselha, os investigadores encontraram várias armas, explosivos e uma bandeira do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

O procurador de Paris, François Molins, à frente das investigações antiterroristas, assegurou que Merabet enviou ao EI um vídeo jurando lealdade ao grupo e reivindicando o ato que planejavam.

No mesmo aparecia uma mesa, uma metralhadora, dezenas de munições, uma bandeira do EI, um menino vítima de um bombardeio e a capa de um jornal com a imagem de um candidato às eleições presidenciais francesas.

Esse plano de atentado e o tiroteio ocorrido na última quinta-feira na Champs-Élysées, no qual um policial morreu e dois ficaram feridos, levou as autoridades a reforçar a segurança para o dia de votação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações