China suspende fundo quantitativo após disparada de ordens de vendas automáticas de ações

Estadão Conteúdo

Publicado 20.02.2024 10:50

Atualizado 20.02.2024 14:10

China suspende fundo quantitativo após disparada de ordens de vendas automáticas de ações

A Bolsa de Valores de Shenzhen, da China, restringiu a atuação de um fundo quantitativo e iniciou procedimentos de condenação pública após um programa de computador sob o nome da gestora gerar instruções de negociação automática de ordens de vendas de ações em um curto intervalo de tempo, levando o índice referencial do mercado a ceder rapidamente no mesmo horário.

Em comunicado publicado em seu site, a Bolsa de Valores de Shenzhen informou que descobriu durante o monitoramento de transações que, das 9h30 às 9h30:42, várias contas sob o nome da gestora de investimentos Ningbo Lingjun gerarem instruções de negociação automaticamente, com um grande número de pedidos em um curto período de tempo e realizando vendas de um total de 1,372 bilhão de yuans em ações na bolsa.

Durante este período, o índice referencial da bolsa caiu rapidamente, afetando a ordem de negociação normal e desrespeitando regras de negociação, informou o comunicado da Bolsa de Valores de Shenzhen.

O comunicado diz ainda que, desde o início deste ano, a conta em nome de Ningbo Lingjun vinha sendo comunicada por advertências escritas e foi alvo de outras medidas de supervisão por parte da Bolsa devido a comportamento comercial anormal. Mesmo assim, "não fez correções e continuou a ter comportamento comercial anormal".

A Bolsa decidiu impor sanções a Ningbo Lingjun de 20 de fevereiro de 2024 a 22 de fevereiro 2024. "A conta de valores mobiliários adotou medidas de restrição, restringindo a negociação de todas as ações listadas e negociadas na Bolsa durante o período acima, e iniciou procedimentos de censura pública e ação disciplinar contra a Ningbo Lingjun", diz o comunicado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações