FIIs: Qual impacto da deflação nos fundos de papel?

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 12.07.2023 13:33

Investing.com - Após a divulgação de deflação no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de junho, fundos de investimento imobiliários (FIIs) de papel podem ser afetados, mas o efeito negativo sobre a marcação dos ativos deve ser temporário e defasado, na visão da XP (BVMF:XPBR31). O pagamento dos dividendos destes fundos não deverá ser afetado de forma significativa e, por isso, a XP continua a indicar a alocação em fundos imobiliários de recebíveis.

Em relatório divulgado aos clientes e ao mercado, a XP afirma que os gestores de fundos imobiliários de papel “costumam fortalecer suas reservas de lucro em caixa para que o pagamento de dividendos não seja impactado”.

Confira: Cotações dos FIIs listados na B3 (BVMF:B3SA3)

De acordo com os analistas Maria Fernanda Violatti, Rodrigo Sgavioli e Eduardo Bacelar, os fundos imobiliários de recebíveis são ativos de renda variável, que investem principalmente em títulos de renda fixa do setor de imóveis, os certificados de recebíveis imobiliários (CRIs), indexados ao IPCA e o IGP-M.

“Com isso, é esperado que em cenários de deflação o pagamento de dividendos dos fundos de recebíveis necessariamente seria menor do que o fundo costuma pagar, devido a um rendimento temporariamente mais baixo dos títulos de lastro imobiliário que apresentam indexação ao IPCA”, explica a XP.

Assim, diante da atuação dos gestores mencionada e um período de defasagem entre o que está sendo recebido do lastro e o pagamento do CRI, como os fundos de papéis costumam ter atualização monetária atrelada a doze meses, se a inflação anual for positiva, os rendimentos devem continuar positivos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações