Ibovespa segue bolsas americanas e acentua desvalorização

Investing.com  |  Autor 

Publicado 08.02.2018 16:04

Ibovespa segue bolsas americanas e acentua desvalorização

Investing.com - O Ibovespa acelera as perdas na tarde desta quinta-feira (8) e agora recua 1,60% aos 81.441,56 pontos, seguindo a tendência negativa do mercado externo. Em Wall Street, o Dow Jones registra perdas de 2,17% aos 24.353,63 pontos.

Desde o final da semana passada, com a divulgação dos números do mercado de trabalho nos Estados Unidos, surgiu entre os investidores uma preocupação com o ritmo aquecido da economia do país. A geração de empregos crescente, a baixa taxa de desemprego e o bom desempenho da economia podem fazer trazer uma pressão inflacionária. Esse cenário pode obrigar o Federal Reserve a elevar os juros de forma mais acentuada. Desde então, o Dow Jones já perdeu cerca de 5%.

Essa preocupação atinge os mercados por todo o mundo. Em Frankfurt, o DAX encerrou com queda de 2,62%, enquanto o CAC 40 de Paris recuou 1,98%. O principal índice de Londres, o FTSE, perdeu 1,49%.

Por aqui, o cenário de incerteza com a aprovação da reforma da Previdência, além da sinalização de que o Banco Central encerrou a curva de corte dos juros também preocupa o mercado.

No final da tarde de ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu pelo corte em 0,25 ponto percentual da taxa Selic, indo de 7,00% para 6,75%, menos valor da história. A redução já era amplamente esperada pelo mercado, que agora aguarda a divulgação da ata da reunião para avaliar quais serão os próximos passos do colegiado.

Hoje pela manhã, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que seu Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta de 0,70% na primeira quadrissemana de fevereiro, contra 0,69% em janeiro. Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo Transportes (1,12% para 1,40%).

Já o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou taxa de variação de 0,16%, na apuração referente ao primeiro decêndio de fevereiro. No mesmo período de apuração do mês anterior, este índice registrou taxa de 0,75%. A apuração referente ao primeiro decêndio do IGP-M de fevereiro compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 31 do mês de janeiro.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve em janeiro variação de 0,29%, o que representa queda de 0,15 ponto percentual (p.p.) em relação aos 0,44% de dezembro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, este foi o resultado baixo para os meses de janeiro desde a criação do Plano Real. Com isso, no acumulado dos últimos doze meses, o índice desceu para 2,86%, ficando abaixo dos 2,95% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2017 a taxa foi 0,38%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações