Lucro do Bank of America supera previsões com alta de juros e crescimento de empréstimos

Reuters  |  Autor 

Publicado 16.04.2018 13:08

Lucro do Bank of America supera previsões com alta de juros e crescimento de empréstimos

Por Sweta Singh e Elizabeth Dilts

(Reuters) - O Bank of America anunciou nesta segunda-feira um aumento de 34 por cento no lucro do primeiro trimestre, superando as estimativas de Wall Street, com o banco se beneficiando de taxas de juros mais altas e do crescimento de empréstimos e depósitos.

A receita subiu em três dos quatro principais negócios do BofA. No banco de varejo, seu maior negócio, a receita aumentou 9 por cento, à medida que as taxas de juro mais elevadas ajudaram a instituição a cobrar mais pelos empréstimos, enquanto manteve os juros baixos sobre os depósitos.

Os lucros também foram impulsionados pelos esforços do presidente-executivo, Brian Moynihan, para cortar custos, além de despesas menores com impostos, após a abrangente reforma do código tributário dos EUA pelo presidente Donald Trump.

As ações do segundo maior banco dos EUA em ativos subiram 1 por cento nas negociações pré-mercado, mas às 12h01 (horário de Brasília) operavam em queda de 0,4 por cento.

"A forte atividade dos clientes, aliada a uma economia global crescente e sólida atividade de consumo dos EUA, levou a ganhos trimestrais recordes", disse Moynihan em um comunicado.

A receita líquida de juros do BofA subiu 5 por cento no primeiro trimestre, elevando a receita total em 4 por cento, para 23,28 bilhões de dólares. O banco depende fortemente de taxas de juros mais altas para maximizar os lucros, já que tem um grande estoque de depósitos e títulos hipotecários sensíveis à taxa.

O total de empréstimos e leases subiu 3 por cento, enquanto os depósitos totais aumentaram 4,4 por cento.

O único negócio a registrar uma queda na receita foi o setor bancário global, prejudicado pelas menores taxas nas atividades de banco de investimentos.

As despesas não relacionadas a juros caíram 1 por cento, enquanto as despesas com imposto de renda encolheram cerca de 26 por cento.

O índice de eficiência do banco, uma medida de receita dividida pelas despesas e avaliada de perto, foi de 60 por cento no primeiro trimestre, abaixo dos 63 por cento um ano antes. Uma proporção baixa indica um banco é mais eficiente.

Analistas da Jefferies comentaram que os resultados do BofA parecem os melhores entre seus pares que divulgaram balanço do primeiro trimestre até o momento.

O banco, no entanto, teve um desempenho ruim em operações de renda fixa, câmbio e commodities (FICC) por causa de um declínio na emissão de títulos de empresas, disse o diretor financeiro, Paul Donofrio, em teleconferência com jornalistas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O lucro líquido atribuível aos acionistas no trimestre subiu para 6,49 bilhões de dólares, ante 4,84 bilhões de dólares no ano anterior. O lucro por ação atingiu 0,62 dólar, superando a estimativa média de analistas de 0,59 dolar, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações