REUTERS SUMMIT-Repsol Sinopec foca na consolidação de ativos no país, manterá produção até 2020

Reuters

Publicado 11.08.2017 18:57

REUTERS SUMMIT-Repsol Sinopec foca na consolidação de ativos no país, manterá produção até 2020

Por Marta Nogueira e Alexandra Alper

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Após registrar níveis recordes de produção no Brasil, com a ajuda de importantes áreas do pré-sal, a petroleira Repsol (MC:REP) Sinopec, controlada pela espanhola Repsol, planeja trabalhar na consolidação dos seus ativos nos próximos anos, mantendo a extração entre 90 mil e 100 mil barris de óleo equivalente ao dia (boe/d) até 2020.

O presidente da empresa, Leonardo Junqueira, destacou nesta sexta-feira que a petroleira alavancou a sua produção neste ano, após o início da extração do campo de Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos, no fim do ano passado.

A Repsol Sinopec --uma joint venture com a chinesa Sinopec-- é atualmente uma das principais parceiras da Petrobras (SA:PETR4) no pré-sal e a terceira maior produtora de óleo e gás do país, perdendo apenas para a estatal brasileira e para a anglo-holandesa Shell, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

"Esse patamar de 90 mil a 100 mil boe/dia é o patamar que a gente buscava... O nosso objetivo é manter esse patamar provavelmente entre 2017 e 2020", afirmou Junqueira, no seu escritório no Rio de Janeiro, em entrevista ao Reuters Latin American Investment.

"Não significa que a gente não acredita (no Brasil), não significa que a gente não vai investir para crescer produção, mas significa que é o nosso objetivo manter esse nível de produção no portfólio."

Com a estratégia focada em consolidar os ativos da atual carteira, que está equilibrada entre ativos em produção, desenvolvimento e exploração, a empresa também não prevê participar da 14ª Rodada de licitações de blocos exploratórios de petróleo, sob regime de concessão, em setembro.

O executivo disse, no entanto, acreditar que o leilão está mais atrativo e terá mais competição do que a 13ª Rodada, que foi definida por representantes do governo como decepcionante na época.

Um braço da companhia espanhola, a Repsol Exploración, por sua vez, está inscrita para a 14ª Rodada. No entanto, Junqueira preferiu não fazer comentários sobre a estratégia de outra empresa do grupo Repsol no Brasil.

Sobre os leilões do pré-sal, previstos para outubro, o executivo afirmou que ainda não houve uma decisão definitiva e que a Repsol Sinopec tem acompanhado as notícias sobre o tema e aguarda a publicação definitiva do edital.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Para além de 2020, a empresa tem planos robustos que envolvem o início da produção de gás natural não associado ao petróleo no bloco BM-C-33, na Bacia de Campos, que contém três promissoras descobertas chamadas Pão de Açúcar (SA:PCAR4), Gávea e Seat.

Segundo Junqueira, a produção na região provavelmente será iniciada em algum momento entre 2023 e 2025.

No entanto, para definir os planos de produção na região, a empresa conta com o avanço das reformas regulatórias colocadas em curso pelo governo para a atração de investimentos no setor de gás natural.

"O projeto de Pão de Açúcar vai permitir um crescimento robusto da produção e provavelmente vai ultrapassar e bastante os 100 mil barris (de óleo equivalente por dia)", disse Junqueira.

No curto prazo, no entanto, o consórcio responsável pelo BM-C-33 deve pedir adiamento do prazo para a Declaração de Comercialidade junto à ANP, previsto atualmente para 2018, como forma de obter mais tempo para alinhar as estratégias para o negócio.

A Repsol Sinopec detém 35 por cento do bloco BM-C-33. Outros 35 por cento do bloco são da norueguesa Statoil (operadora do ativo) e o restante é da Petrobras.

Para ver as notícias do Reuters Latin American Investment Summit:

http://www.reuters.com/summit/LatinAmerica17

Siga Reuters Summits no Twitter @Reuters_Summits

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações