Bolsas europeias sobem antes das declarações do Fed e BCE; DAX +0,12%

Investing.com

Publicado 01.08.2012 05:13

Investing.com – As bolsas europeias subiram nesta quarta-feira, uma vez que os investidores focaram a divulgação da declaração de política monetária do Federal Reserve (Fed), no final do dia, assim como o resultado da reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira.

Durante as negociações europeias da manhã, o índice EURO STOXX 50 avançou 0,59%, o CAC 40 da França subiu 0,69%, ao passo que o DAX 30 da Alemanha cresceu 0,12%.

Os mercados ficaram agitados antes do próximo anúncio do Fed, em meio a especulações sobre se o banco central dos EUA indicará se novas medidas de flexibilização quantitativa são iminentes.

Enquanto isso, os investidores permaneceram cautelosos com o fato de que o BCE pode decepcionar as expectativas do mercado com relação a medidas ousadas para enfrentar a crise da dívida da zona do euro na sua reunião de política monetária da quinta-feira.

Aumentaram as expectativas de que o BCE anunciará medidas para baixar os custos do endividamento da Espanha e Itália, após o presidente do banco, Mario Draghi, ter prometido, na semana passada, fazer o que fosse necessário para preservar a moeda única.

O sentimento do mercado também foi prejudicado por dados que mostraram que a atividade manufatureira chinesa caiu no mês de junho para uma baixa de oito meses, criando temores renovados de uma desaceleração na segunda maior economia do mundo.

As ações do setor financeiro apresentaram cenário misto, na medida em que as ações dos bancos franceses BNP Paribas e Societe Generale subiram 2,35% e 0,94%, ao passo que as ações do alemão Deutsche Bank caíram 0,56%, após o banco declarar que sua receita líquida contraiu 46% no segundo trimestre.

O banco alemão também anunciou que foi processado por declarações de que manipulou a taxa Yen Libor e o preço dos derivativos vinculados à referência EUR/JPY.

No começo do dia, o Societe Generale informou que o lucro do segundo trimestre caiu 42%, desapontando as estimativas dos analistas, após o banco ter feito amortizações na sua unidade russa e no gerente de ativo norte-americano TCW Group.

Enquanto isso, as montadoras lideraram as perdas, uma vez que as ações do grupo alemão BMW despencaram 3,26%, as da Daimler caíram 1,67%, ao passo que as das empresas francesas Renault e Peugeot recuaram 1,49% e 1,42%, respectivamente.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,53%, apoiado pelos fortes ganhos no setor varejista, ao passo que dados mostraram que os preços dos imóveis no Reino Unido contraíram mais que o esperado em julho.

A Next liderou os ganhos, com suas ações alavancando 4,49%, após a varejista ter informado que espera ganhar mais dinheiro este ano do que previamente indicado graças a um salto nas vendas no primeiro semestre de 2012.

A gigante do petróleo e gás, Anglo American, também contribuiu para os ganhos, com suas ações subindo 1,20%, ao passo que as gigantes da mineração, Rio Tinto e BHP Billiton, viram suas ações avançar 0,82% e 0,36%.

As ações do setor financeiro também subiram, lideradas pelo Royal Bank of Scotland, com suas ações subindo 1,38%, que foram seguidas de perto pelas ações do HSBC Holdings, com alta de 1,07%, ao passo que as do Lloyds Banking e Barclays avançaram 0,44% e 0,14%, respectivamente.

Nos EUA, os mercados acionários apontaram abertura em alta. Os futuros do Dow Jones Industrial Average apontaram alta de 0,36%, os do S&P 500 sinalizaram aumento de 0,29%, ao passo que os do Nasdaq 100 indicaram ganho de 0,41%.

Ainda hoje, um relatório feito pelo grupo de pesquisa Markit mostrou que seu índice de gerentes de compra (PMI) para o setor de manufatura da Espanha subiu para 42,3 no mês de julho, de uma leitura de 41,1 no mês anterior.

No final do dia, os EUA devem produzir dados sobre a mudança de emprego no setor não agrícola, ao passo que o Instituto de Gestão de Abastecimento (ISM) deve produzir um relatório sobre a atividade manufatureira.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações