Ações da Dropbox sobem 35% em maior estreia do setor de tecnologia desde Snap

Reuters  |  Autor 

Publicado 23.03.2018 19:00

Ações da Dropbox sobem 35% em maior estreia do setor de tecnologia desde Snap

(Reuters) - As ações da empresa de armazenamento de dados Dropbox (NASDAQ:DBX) fecharam a 28,42 dólares na estreia nesta sexta-feira, em uma valorização de mais de 35 por cento e marcando a maior oferta pública inicial de uma empresa norte-americana de tecnologia em mais de um ano.

A ação abriu a 29 dólares na Nasdaq e chegou a subir até 50 por cento, para uma máxima de 31,60 dólares no início das transações. Na abertura, a companhia atingiu valor de mercado de 12,67 bilhões de dólares, acima da avaliação de 10 bilhões que obteve na mais recente rodada de injeção privada de recursos.

O preço da ação foi definido no IPO em 21 dólares, 1 dólar acima da faixa indicativa de 18 a 20 dólares, e a demanda dos investidores pelos papéis foi várias vezes maior que a oferta.

A sólida abertura do primeiro dia veio apesar da fraqueza no mercado de ações mais amplo dos EUA. O S&P 500 caiu 1,8 por cento, enquanto o Nasdaq caiu 2,4 por cento, depois de recuarem cada um mais de 2 por cento na quinta-feira. O índice de tecnologia do S&P caiu 2,73 por certo.

A estreia da Dropbox marca um fim para um longo jejum no mercado norte-americano de IPOs de empresas de tecnologia. A última empresa dos EUA que valia mais de 1 bilhão de dólares e que abriu seu capital no mercado foi a produtora do aplicativo Snapchat, Snap (NYSE:SNAP), em março do ano passado.

O IPO da Dropbox ocorreu depois que a empresa brasileira de meios eletrônicos de pagamento PagSeguro estreou no final de janeiro na bolsa de Nova York, em uma operação que movimentou cerca de 2,7 bilhões de dólares.

O início bem sucedido nos negócios com as ações da Dropbox é mais um indicador positivo para o IPO da empresa de transmissão de música pela Internet Spotify, avaliada no mercado privado em cerca de 19 bilhões de dólares e que fez pedido para uma listagem direta de papeis que vão começar a serem negociados na bolsa de Nova York em 3 de abril.

"A Dropbox está indo para o mercado no momento certo. A empresa tem uma história atraente para justificar sua necessidade por financiamento e a dinâmica do mercado está positiva", disse Josh Lerner, professor de banco de investimento na Harvard Business School. "Mas, ao mesmo tempo, o ambiente é muito competitivo."

A companhia de São Francisco, que começou como um serviço gratuito de armazenagem e compartilhamento de fotos, música e grandes arquivos, compete com companhias muito maiores como Google, Microsoft e Amazon.com. A rival principal é a Box.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A empresa teve receita de 1,11 bilhão de dólares em 2017, ante 844,8 milhões um ano antes. O prejuízo líquido caiu quase que pela metade ante 210,2 milhões de dólares negativos em 2016.

(Por Sweta Singh, em Bangalore, Índia)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações