Ações da Ultrapar operam em alta mesmo com queda de 8% no lucro trimestral

Investing.com  |  Autor 

Publicado 22.02.2018 11:01

Ações da Ultrapar operam em alta mesmo com queda de 8% no lucro trimestral

Investing.com - Em um novo dia positivo no mercado brasileiro de ações, os papéis da Ultrapar (SA:UGPA3) são negociados com valorização de 1,32% a R$ 79,58. Na noite de ontem, a companhia divulgou o resultado do último trimestre de 2017, com lucro líquido de R$ 401 milhões na comparação com o mesmo período anterior.

A companhia atribui a redução no lucro ao acordo da Ultragaz com o Cade, base forte de comparação da Ultracargo e à maior depreciação e amortização.

O faturamento cresceu em todas as linhas de negócios, incluindo a mais importante, a rede Ipiranga, de postos de combustíveis. A receita líquida de outubro a dezembro do conglomerado somou 21,57 bilhões de reais, aumento de 13 por cento sobre mesma etapa de 2016.

O resultado operacional da companhia medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês), caiu 5 por cento ano a ano, para 1,067 bilhão de reais no período.

Essa linha foi afetada sobretudo pelos efeitos da assinatura de um compromisso de cessação de prática (TCC) com o órgão antitruste Cade, em novembro, referente à Ultragaz, que teve um impacto de 84 milhões de reais no Ebitda e mais 12 milhões no resultado financeiro.

Além disso, no fim de 2016 a empresa havia recebido uma indenização de 74 milhões de reais devido a perdas com um incêndio num terminal da Ultracargo, o que afetou a base de comparação.

As despesas com depreciação e amortização cresceram 8 por cento ano a ano, para 306 milhões de reais, em função dos investimentos feitos nos últimos 12 meses, incluindo a expansão da rede de postos Ipiranga e de drogarias Extrafarma, e a preparação para início da operação de nova fábrica em Pasadena.

O grupo fechou 2017 com dívida de 7,2 bilhões de reais, o equivalente a 1,78 vez o Ebitda, alta em relação ao índice de 1,36 vez um ano antes, refletindo a queda do Ebitda e o aumento dos investimentos. Ainda assim, o custo da dívida caiu como reflexo da queda dos juros e de efeitos cambiais.

A empresa reiterou informação anunciada em dezembro, de que pretende investir 2,676 bilhões de reais em 2018, um crescimento de 23 por cento sobre o ao passado.

A Ultrapar, que teve negada pelo Cade a proposta de compra da rede de postos de combustíveis Ale no ano passado, ainda tenta obter aval do órgão para outra fusão, a da Ultragaz com a Liquigás, da Petrobras (SA:PETR4).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Com Reuters

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações