Biosev corta custos e capex para enfrentar preços baixos, diz presidente

Reuters

Publicado 09.11.2017 18:50

Biosev corta custos e capex para enfrentar preços baixos, diz presidente

Por Marcelo Teixeira

SÃO PAULO (Reuters) - A Biosev (SA:BSEV3), unidade de açúcar e etanol controlada pela trader de commodities Louis Dreyfus, está adotando medidas para cortar custos e investimentos para se preparar melhor em meio a um cenário de preços baixos para o açúcar, disse seu presidente-executivo à Reuters nesta quinta-feira.

A companhia anunciou mais cedo nesta quinta-feira o fechamento de uma usina no cinturão de cana-de-açúcar no centro-sul, como uma maneira de otimizar o processamento de cana em duas usinas vizinhas e reduzir despesas operacionais.

A empresa planeja dispensar cerca de 500 pessoas, parcialmente devido ao fechamento da usina, e reduziu investimentos em 12 por cento nos seis meses da temporada 2017/18 encerrados em setembro.

"Essas ações são parte de um plano para fazer a empresa mais resiliente a um cenário de preços baixos", disse o presidente-executivo da Biosev, Rui Chammas, em entrevista após a empresa ter divulgado resultados trimestrais.

Os preços de referência do açúcar bruto caíram após máxima de 23 centavos de dólar por libra-peso no fim do ano passado, para cerca de 14 centavos de dólar por libra-peso atualmente, enquanto o mundo passa de um déficit para um excesso de oferta.

A Biosev divulgou lucro líquido de 33 milhões de reais no trimestre, 39 por cento a mais que há um ano.

"Não há nada que possamos falar a respeito dos futuros do açúcar. O que está nas nossas mãos é custo", disse Chammas.

O fechamento da usina da Biosev acontece em um momento em que outros grandes grupos do setor de açúcar no Brasil estão expandindo. A Raízen, joint venture entre a RoyalDutch Shell e a Cosan SA Industria e Comercio (SA:CSAN3), reativou uma usina que estava ociosa há alguns anos e comprou outras duas do endividado grupo Tonon Bioenergia.

A Glencore (LON:GLEN) comprou uma usina de outra empresa fortemente endividada, a Unialco.

Chammas disse que não estava ciente das estratégias de outras companhias, mas acrescentou que o movimento para desativar sua usina em Maracaju resultará em uma redução líquida das despesas operacionais da empresa.

O mais recente balanço divulgado pela Louis Dreyfus [AKIRAU.UL] mostrou um aumento em seus pagamentos adiantados à Biosev pelo açúcar que ainda será entregue, para 587 milhões de dólares, um detalhe observado pelos auditores.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Chammas disse que os pagamentos antecipados são uma operação normal no mercado.

A Biosev permanece fortemente endividada após anos de prejuízos no Brasil devido aos preços baixos do açúcar e do etanol. A companhia encerrou o trimestre com dívida líquida de 5,21 bilhões de reais, 3,8 vezes o valor de seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda).

(Por Marcelo Teixeira)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações