Bolsa cai com exterior e pessimismo na Europa; Petrobras -1%,Embraer -3%

Investing.com

Publicado 26.09.2016 14:21

Bolsa cai com exterior e pessimismo na Europa; Petrobras -1%,Embraer -3%

Investing.com - O Ibovespa acompanha o sentimento global negativo e promove uma realização dos seus principais ativos, devolvendo parte dos ganhos da semana passada. O índice recua 1% aos 58.050 pontos.

O clima de realização iniciado na Ásia se amplificou na Europa, com destaque para a forte queda de 2,2% no DAX, pressionado pelo tombo de 7,5% do Deutsche Bank após vazar informação de que o governo descarta ajudar o banco. O continente também seguiu pessimista após a fala de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, não trazer novidades para estimular a economia do bloco.

Nos EUA, os mercados também operam em baixa de 0,6% no S&P 500 e de 0,7% no Dow 30 e Nasdaq em meio a uma semana com importantes dados econômicos. Os EUA terão hoje ainda o primeiro debate entre os candidatos Hillary e Trump, o que atrairá a atenção da população e poderá alterar as perspectivas de vitória de Clinton.

No Brasil, a Polícia Federal realiza nova fase da Operação Lava Jato com a prisão do ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Antonio Palocci, acusado de intervir ilegalmente para beneficiar a Odebrecht. O caso ainda traz desgaste para o governo Temer, após fala desastrada do ministro da Justiça, Antonio de Moraes, que ontem afirmou que teria desdobramentos da Lava Jato nesta semana.

A Petrobras (SA:PETR4) opera com perdas de 1,2%, em um movimento de realização de lucros após a alta da semana passada. O papel é negociado a R$ 13,52, mesmo com a valorização do petróleo no mercado internacional, em meio às expectativas de um acordo da Opep.

A Vale (SA:VALE5) perde 0,8% no pregão desta segunda-feira. Na China o minério de ferro fechou estável em Quingdao.

As siderúrgicas estão novamente sem direção definida no Ibovespa com alta de 1% da CSN (SA:CSNA3), que deverá anunciar em breve a venda da mineradora Casa de Pedra, segundo a Veja, e de 0,5% da Gerdau (SA:GGBR4). A Metalúrgica Gerdau (SA:GOAU4) desvaloriza 1,4% e a Usiminas (SA:USIM5), 1%.

O setor financeiro também pesa sobe o Ibovespa com perdas em todos os papéis. BB Seguridade (SA:BBSE3) cai %, enquanto o Bradesco (SA:BBDC4) perde 1,4%. O Itausa (SA:ITSA4), Banco do Brasil (SA:BBAS3) e Itaú Unibanco (SA:ITUB4) caem 0,8%.

A Embraer (SA:EMBR3) despenca 3,5%, figurando entre as maiores baixas do dia, em meio à notícia da semana passada de que pretende vender sua área de defesa. Após um início de recuperação com duas semanas em alta entre o fim de agosto e o início de setembro, o papel engata sua terceira semana no vermelho.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Dólar

A moeda norte-americana acompanha cenário internacional e desvaloriza 0,4% frente ao real. A divisa é negociada a R$ 3,23.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações