Bombardier busca metade de mercado de jatos para até 76 passageiros com atualização de CRJ 900

Reuters  |  Autor 

Publicado 21.06.2018 17:02

Bombardier busca metade de mercado de jatos para até 76 passageiros com atualização de CRJ 900

MONTREAL (Reuters) - O modelo atualizado do jato regional CRJ 900, da Bombardier, deve conquistar "metade ou mais" do mercado ante aviões concorrentes da Embraer (SA:EMBR3), disse o presidente da área de aviação comercial da empresa canadense, Fred Cromer, nesta quinta-feira.

A Bombardier, que recebeu uma encomenda nesta semana da Delta Air Lines envolvendo 20 unidades do CRJ 900 com cabines melhoradas, espera avançar sobre o mercado de aviões para até 76 passageiros, disputado atualmente pelo E175 da Embraer.

"Devemos ter como meta metade ou mais. Esse é um bom alvo para nós", disse Cromer.

A Embraer, que negocia uma parceria com a Boeing, disse que o E175 obteve 80 por cento de todos as encomendas de aviões da categoria feitas nos últimos cinco anos nos Estados Unidos, seu principal mercado, onde a maioria dos jatos regionais é vendida.

"O atual E175 tem sido muito bem sucedido no mercado dos EUA, onde a Embraer vendeu mais de 400 unidades desde 2013", disse a empresa em comunicado recente.

A Bombardier, que lançou seu programa de jatos regionais no início dos anos de 1990, não forneceu de imediato sua participação total no mercado, mas disse que o CRJ tem uma maior presença de mercado fora dos Estados Unidos do que o E175 e tem cerca de 2 mil jatos regionais no ar.

Com a fabricante europeia de aviões Airbus assumindo uma participação majoritária no programa CSeries, a Bombardier está se concentrando em reforçar sua área de jatos regionais e turboélices.