Bovespa fecha em queda de 1,18% em movimento de ajuste, mas sobe 3% no mês

Reuters

Publicado 24.02.2017 18:58

Bovespa fecha em queda de 1,18% em movimento de ajuste, mas sobe 3% no mês

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa fechou em baixa nesta sexta-feira, com o movimento de ajuste apoiado na queda dos preços das commodities e na cautela com a cena política, na última sessão antes do feriado de Carnaval.

O Ibovespa caiu 1,18 por cento, a 66.662 pontos. Na semana, o índice caiu 1,6 por cento, mas acumulou ganho de 3 por cento em fevereiro. O giro financeiro na sessão somou 8,35 bilhões de reais.

"O mercado está bastante esticado, então os grandes players acabam realizando um pouco... É um movimento normal e precisa dar essa correção para que outros investidores, receosos com o alto patamar, voltem ao mercado", disse o gerente de renda variável da H.Commcor, Ari Santos.

O ruído político ajudou a amparar o ajuste, após notícias envolvendo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, José Yunes, ex-assessor e amigo do presidente Michel Temer, disse ter recebido um pacote em seu escritório a pedido de Padilha e teria sido entregue ao doleiro Lúcio Funaro, preso no âmbito da Lava Jato.

As preocupações envolvendo o núcleo do governo ganharam força um dia após notícias de ruptura dentro do PMDB. Na quinta-feira, o vice-presidente da Câmara, o deputado Fábio Ramalho (MG) declarou que iria "romper" com o governo após a informação de que o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) seria anunciado como novo ministro da Justiça.

A Bovespa permancerá fechada na segunda e terça-feira, reabrindo na quarta-feira, às 13h.

DESTAQUES

- VALE PNA caiu 0,44 por cento e VALE ON recuou 1,36 por cento, em sessão volátil após a anúncio de que o diretor-presidente da mineradora, Murilo Ferreira, deixará o comando da empresa em maio. As ações preferenciais caíram 3,6 por cento na mínima da sessão, e subiram 2,8 por cento, na máxima. A sessão também foi marcada por queda nos preços de minério de ferro na China.

- PETROBRAS PN caiu 2,44 por cento e PETROBRAS ON recuou 3,16 por cento, acompanhando o movimento negativo do petróleo no mercado internacional, em meio a preocupações sobre a crescente oferta nos Estados Unidos pesando mais do que as promessas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de impulsionar a adesão aos cortes de produção.

- BRF (SA:BRFS3) ON fechou com variação positiva de 0,05 por cento, anulando as perdas vistas mais cedo, na esteira do anúncio de um prejuízo líquido de 460 milhões de reais no quatro trimestre. O movimento de recuperação dos papéis veio na sequência de declarações de executivos da empresa, com promessas de melhorar o modelo de gestão para corrigir as dificuldades que pressionaram os resultados.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- GRUPO PÃO DE AÇÚCAR PN caiu 1,12 por cento após reportar prejuízo líquido consolidado de 29 milhões de reais no quarto trimestre de 2016, marcando o sétimo resultado trimestral seguido negativo. Segundo analistas da corretora Brasil Plural (SA:BPFF11), os dados confirmaram a expectativa por maior pressão sobre as margens "devido à estratégia de promoção mais agressiva nos formatos de super e hipermercado da bandeira Extra".

- MARFRIG (SA:MRFG3) ON subiu 2,29 por cento, após cair quase 17 por cento nos seis pregões anteriores, à espera do balanço trimestral. Os dados dos três últimos meses de 2016 mostraram prejuízo líquido de 270,7 milhões de reais.

- ELETROPAULO PN, que não faz parte do Ibovespa, subiu 3,04 por cento. A distribuidora de energia anunciou na véspera que o seu conselho de administração decidiu submeter aos acionistas proposta de migração para o Novo Mercado.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações