Bovespa recua após ganhos recentes e decisão do governo sobre reforma da Previdência

Reuters  |  Autor 

Publicado 20.02.2018 11:22

Bovespa recua após ganhos recentes e decisão do governo sobre reforma da Previdência

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice acionário da B3 caía nesta terça-feira após fechar no azul nos quatro pregões anteriores, com investidores digerindo a decisão do governo federal de desistir da reforma da Previdência e priorizar medidas alternativas.

Às 11:18, o Ibovespa caía 0,43 por cento, a 84.432 pontos. O giro financeiro era de 1,6 bilhão de reais.

Com a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, o governo do presidente Michel Temer jogou a toalha em relação à votação da reforma da Previdência e apresentou um conjunto de medidas econômicas, sendo que boa parte delas já em tramitação no Congresso, em uma tentativa de reafirmar o compromisso com o equilíbrio fiscal.

"Abriram as gavetas e foram retirando coisas para cima das mesas, no intuito de minorar os efeitos da extinção da reforma da Previdência, mas, de qualquer forma, ela segue sendo imprescindível e será um ônus inicial para o novo presidente", escreveu o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira, em nota a clientes.

O decreto de intervenção foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta madrugada e deve ser apreciado pelo Senado ainda nesta terça-feira.

DESTAQUES

- GPA PN (SA:PCAR4) caía 4,63 por cento, a maior queda do índice, tendo no radar a reformulação em sua administração anunciada na véspera, com a nomeação do presidente da unidade de móveis e eletrodomésticos Via Varejo para a presidência-executiva no lugar de Ronaldo Iabrudi, além dos resultados para o quarto trimestre. VIA VAREJO UNIT (SA:VVAR11) também era destaque negativo, com queda de 1,65 por cento.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) caía 0,95 por cento e PETROBRAS ON (SA:PETR3) tinha perda de 0,94 por cento, em dia de fraqueza para os preços do petróleo no mercado internacional. [O/R]

- ITAÚSA PN (SA:ITSA4) subia 1,57 por cento, após a holding controladora do Itaú Unibanco (SA:ITUB4) e de outras empresas, reportar resultado lucro líquido consolidado de 1,997 bilhão de reais no quatro trimestre, alta de 4,9 por cento ante mesma etapa de 2016.

- ELETROBRAS ON (SA:ELET3) avançava 3,13 por cento e ELETROBRAS PNB (SA:ELET6) tinha alta de 3,5 por cento, tendo no radar as negociações para a privatização da empresa, incluída entre as medidas alternativas propostas pelo governo para ajudar a equilibrar as contas públicas após desistir da reforma da Previdência.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Por Flavia Bohone)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações