Bovespa recua após altas recentes; Eletrobras é destaque negativo

Reuters

Publicado 17.08.2017 12:10

Bovespa recua após altas recentes; Eletrobras é destaque negativo

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista operava em baixa nesta quinta-feira, após fechar no azul nos quatro pregões anteriores, com as ações da Eletrobras liderando as perdas após decisão determinando que a empresa devolva 3 bilhões de reais a um fundo do setor elétrico.

Às 12:07, o Ibovespa caía 0,14 por cento, a 68.499 pontos. O giro financeiro era de 2,35 bilhões de reais.

No campo político, investidores seguem atentos ao Congresso Nacional à espera que as medidas econômicas ganhem espaço na pauta.

"O clima no Congresso é arredio ao governo. O tempo passa e a preocupação com reforma política domina as atenções. Sem entendimento, tudo está sendo adiado e o Planalto fica refém da agenda do Congresso", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos, em nota a clientes.

A Câmara dos Deputados adiou para a próxima semana a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui um fundo público de financiamento de campanhas e estabelece o chamado "distritão" para eleições legislativas.

Já a proposta de estabelecimento da Taxa de Longo Prazo (TLP) para os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) conseguiu, depois de um atraso de uma semana, avançar uma barreira e aproximou-se da votação em comissão na próxima semana.

DESTAQUES

- ELETROBRAS ON (SA:ELET3) caía 1,94 por cento e ELETROBRAS PNB (SA:ELET6) perdia 2,91 por cento, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinar que a empresa terá que devolver cerca de 3 bilhões de reais à Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), fundo do setor elétrico que destina recursos para custear o funcionamento de termelétricas principalmente no Norte do país. Segundo analistas da corretora Coinvalores, a notícia deve pressionar as ações da empresa no curto prazo, uma vez que a situação financeira da elétrica já é "bastante delicada".

- WEG ON (SA:WEGE3) tinha queda de 1,32 por cento, em movimento de ajuste após subir nos cinco pregões anteriores, acumulando alta de 6,53 por cento no período.

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) recuava 0,58 por cento e BRADESCO PN (SA:BBDC4) tinha baixa de 0,15 por cento, ajudando o tom negativo do índice devido ao peso dos papéis em sua composição.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) subia 0,69 por cento e PETROBRAS ON (SA:PETR3) tinha alta de 1,25 por cento, acompanhando o movimento dos preços do petróleo no mercado internacional.

- SUZANO PAPEL E CELULOSE PNA (SA:SUZB5) avançava 3,63 por cento, entre os destaques positivos do Ibovespa, após a empresa anunciar reajuste dos preços da celulose para clientes na Europa, China e América do Norte. FIBRIA ON (SA:FIBR3) ganhava 3,37 por cento.

(Por Flavia Bohone)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações