Bovespa recua com pressão de Vale; cautela com operação da PF persiste

Reuters

Publicado 21.03.2017 11:37

Bovespa recua com pressão de Vale; cautela com operação da PF persiste

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista operava no vermelho nesta terça-feira, pressionado pela baixa nas ações da Vale (SA:VALE5) em sessão de recuo nos preços do minério de ferro na China, e ainda refletindo receios com relação à operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Às 11:35, o Ibovespa caía 1,85 por cento, a 63.682 pontos. O giro financeiro somava 1,95 bilhão de reais.

Na sexta-feira, a Polícia Federal lançou a operação para desarticular uma organização criminosa envolvendo fiscais agropecuários federais e cerca de 40 empresas e as atenções seguem voltadas aos desdobramentos da ação, conforme alguns importadores de carne brasileira anunciam suspensão ou aumento nas exigências para comprar produtos do país.

Nesta terça-feira, a China pediu que o Brasil adote medidas de segurança mais severas em seus embarques de alimentos, enquanto Hong Kong vetou a importação de carne brasileira. Já a Coreia do Sul suspendeu a proibição à compra de frango da BRF (SA:BRFS3).

"O risco de imagem fará (o mercado) sofrer bastante", disse o gestor da mesa de operações de Bovespa da Coinvalores Marco Tulli Siqueira.

O noticiário político local também permanece no radar dos investidores, que monitoram as negociações para a votação da reforma da Previdência.

DESTAQUES

- JBS (SA:JBSS3) ON caía 1,3 por cento, com investidores ainda avaliando os impactos da operação Carne Fraca, da Polícia Federal e efeitos no mercado global com países ainda anunciando vetos à compra de carne brasileira. Na véspera, as ações da empresa reverteram as fortes perdas do início do pregão e fecharam em alta de 0,75 por cento.

- BRF ON recuava 1,76 por cento, anulando os ganhos vistos mais cedo quando chegou a subir 2,4 por cento no melhor momento. A Coreia do Sul vai suspender a proibição à importação de frango da empresa, após o governo brasileiro notificar o país asiático que carne alterada de cerca de 20 unidades processadoras não havia sido exportada para o mercado sul-coreano.

- MARFRIG (SA:MRFG3) ON subia 1,49 por cento, após cair mais de 4 por cento na véspera. MINERVA ON, que não está no Ibovespa, operava estável depois de perder mais de 7 por cento na segunda-feira e aprovar, na noite passada, programa de recompra de até 10 por cento das ações em circulação. As duas empresas não foram citadas na operação da Polícia Federal.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- VALE PNA caía 4,01 por cento e VALE ON perdia 4,2 por cento. O minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, caiu 4 por cento nesta sessão, após marcar a semana com maior ganhos em dois meses na semana passada.

- GERDAU (SA:GGBR4) PN perdia 3,96 por cento, USIMINAS (SA:USIM5) PNA tinha baixa de 3,58 por cento e CSN (SA:CSNA3) recuava 4,38 por cento, também refletindo as perdas nos preços do minério de ferro e do aço da China.

- QUALICORP ON caía 3,47 por cento, devolvendo os ganhos vistos mais cedo, quando subiu 2,5 por cento na máxima. No radar estava o resultado da empresa, que reportou alta de 27,6 por cento no lucro líquido do quarto trimestre ante igual período do ano anterior.

(Por Flavia Bohone)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações