Bovespa sobe 1,56% com ganhos de siderurgia e mineração e expectativa de avanço das reformas

Reuters

Publicado 07.08.2017 17:53

Bovespa sobe 1,56% com ganhos de siderurgia e mineração e expectativa de avanço das reformas

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa subiu nesta segunda-feira e encostou nos 68 mil pontos, amparado nos ganhos das ações de empresas dos setores de siderurgia e mineração e na perspectiva otimista de avanço da agenda econômica do governo.

O Ibovespa fechou em alta de 1,56 por cento, a 67.939 pontos, no maior patamar de fechamento desde 16 de maio, antes da delação de executivos da JBS (SA:JBSS3), que desencadeou a mais recente crise política. Na máxima desta sessão, o índice subiu 1,71 por cento, a 68.043 pontos. O giro financeiro do pregão 7,9 bilhões de reais.

Diante de uma agenda econômica mais esvaziada, o mercado seguiu monitorando as articulações do governo para avançar com sua agenda no Congresso Nacional, principalmente as reformas da Previdência, política e tributária.

"A correria (para avançar as reformas) está acontecendo e isso deve motivar bastante o mercado", disse o analista da Um Investimentos Aldo Moniz, acrescentando que o mês de agosto ainda tende a apresentar alguma volatilidade nos negócios, acompanhando o noticiário em torno das reformas.

Também ajudando o tom positivo do mercado acionário estava a crescente perspectiva de mais cortes na taxa básica de juros, o que aumenta a atratividade da renda variável. A pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta manhã mostrou que economistas veem agora a Selic encerrando o ano a 7,5 por cento.

DESTAQUES

- VALE PNA subiu 4,35 por cento e VALE ON avançou 3,81 por cento, acompanhando o desempenho dos contratos do minério de ferro na China, que subiram 3 por cento nesta sessão.

- CSN (SA:CSNA3) ON saltou 8,67 por cento, liderando a ponta positiva do Ibovespa, também na esteira dos ganhos dos contratos futuros do minério de ferro e do aço na China, que avançaram 7 por cento nesta sessão. Segundo analistas, também no radar estava a expectativa por alienação de ativos, embora a Vale (SA:VALE5) tenha negado na sexta-feira a existência de tratativas para compra de ativos da CSN. O desempenho do aço também ajudou as demais siderúrgicas e GERDAU (SA:GGBR4) PN teve alta de 3,67 por cento e USIMINAS (SA:USIM5) PNA avançou 5,26 por cento.

- PETROBRAS PN teve alta de 1,12 por cento PETROBRAS ON subiu 0,86 por cento, seguindo o otimismo predominante no mercado e anulando as perdas vistas no começo do pregão, apesar da queda dos preços do petróleo no mercado internacional.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- BB (SA:BBAS3) SEGURIDADE ON recuou 0,59 por cento, na esteira dos resultados mais fracos do segundo trimestre, com queda de 12 por cento no lucro líquido ante igual período do ano passado. A ação, contudo, fechou longe das mínimas da sessão, quando caiu mais de 2 por cento.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações