Bovespa tem 4ª queda seguida por pressão do resultado do Itaú e cena externa

Reuters

Publicado 03.05.2016 17:37

Bovespa tem 4ª queda seguida por pressão do resultado do Itaú e cena externa

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou com o seu principal índice em queda pelo quarto pregão seguido nesta terça-feira, em sessão de noticiário corporativo vigoroso, com as ações Itaú Unibanco (SA:ITUB4) entre as maiores pressões de baixa, após ter divulgado queda no lucro e alta nas provisões para calotes no primeiro trimestre.

O Ibovespa caiu 2,43 por cento, a 52.260 pontos.

O volume financeiro somou 6,8 bilhões de reais.

O quadro externo desfavorável, particularmente a queda dos preços de commodities, foi mais um componente negativo para as operações brasileiras, após dados sobre a China e o corte de juros inesperado na Austrália alimentarem apreensões acerca do crescimento global.

"Temos que prestar atenção à conjuntura externa... O mercado local não mostrará bom desempenho com impeachment e melhor equipe econômica do mundo se as commodities voltarem a cair", disse o trader Thiago Montenegro, da Quantitas Gestão de Recursos.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO despencou 5,76 por cento, engatando o quarto pregão de perdas, para a mínima em quase um mês, após queda no lucro do primeiro trimestre diante de salto de 38,1 por cento nas provisões para perdas com inadimplência e receitas pressionadas devido à retração na carteira de crédito.

- VALE fechou com as preferenciais em baixa de 6,53 por cento e as ações ordinárias com recuo de 6,09 por cento, na esteira da queda dos preços de commodities no exterior, em meio a receios sobre o ritmo da atividade global. O setor siderúrgico também sofreu, com Usiminas (SA:USIM5) recuando 7,63 por cento, no pior desempenho do Ibovespa.

- PETROBRAS encerrou com as ações preferenciais em baixa de 3,83 por cento e as ordinárias em queda de 3,39 por cento, na esteira do recuo dos preços do petróleo.

- ENERGIAS DO BRASIL cedeu 3,43 por cento, a 12,38 reais, com o anúncio de aumento de capital de até 1,5 bilhão de reais, ao preço de emissão por ação de 11,50 reais, ofuscando resultado trimestral considerado forte por analistas.

- BRASKEM perdeu 2,3 por cento, tendo no radar a indicação de Fernando Musa como novo diretor presidente em substituição a Carlos Fadigas.

- CIELO avançou 4,02 por cento, liderando as poucas altas do Ibovespa, após resultado trimestral considerado forte por analistas, com o lucro somando 1,038 bilhão de reais de janeiro a março, alta de 12,1 por cento ante mesma etapa de 2015.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- SUZANO avançou 3,38 por cento, em sessão de alta do setor de celulose como um todo, em meio ao avanço do dólar ante o real e dados mostrando leve alta nos preços semanais de celulose na China.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações