Brasil produz 2,7% menos petróleo e 2,3% mais gás em janeiro, diz ANP

Reuters  |  Autor 

Publicado 05.03.2018 13:20

Brasil produz 2,7% menos petróleo e 2,3% mais gás em janeiro, diz ANP

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de petróleo do Brasil em janeiro foi de 2,615 milhões de barris por dia (bbl/d), alta de 0,1 por cento ante dezembro, mas queda de 2,7 por cento em relação a igual mês do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela reguladora ANP.

O recuo na comparação anual ocorreu em meio a uma queda na produção da Petrobras (SA:PETR4) devido a uma parada para manutenção em unidade no Parque das Baleias, na Bacia de Campos. Do total de petróleo produzido no país em janeiro, a estatal respondeu por aproximadamente 2 milhões de barris.

Já a produção de gás natural totalizou 112 milhões de metros cúbicos (m³) por dia, uma redução de 0,84 por cento em comparação ao mês anterior e aumento de 2,3 por cento frente janeiro de 2017.

Considerando-se apenas o pré-sal brasileiro, a produção totalizou 1,723 milhão de barris de óleo equivalente (gás e petróleo) por dia (boe/d), alta de 2,3 por cento na comparação mensal, respondendo por 51,9 por cento do total produzido no Brasil.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o país produziu 1,381 milhão de barris de petróleo por dia e 54 milhões de m³ diários de gás natural por meio de 85 poços no pré-sal, uma das maiores províncias petrolíferas descobertas do mundo na última década.

A ANP destacou que o campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural, produzindo, em média, 842 mil bbl/d de petróleo e 35,4 milhões de m³/d de gás natural.

Segundo a reguladora, a produção média de petróleo da Petrobras, como concessionária, em janeiro foi de aproximadamente de 2,508 milhões de boe/d. Já a Shell, segunda maior produtora do Brasil e principal parceira da Petrobras, produziu em janeiro 405,4 mil boe/d.

(Por José Roberto Gomes)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações