Déficit e alta dos juros nos EUA preocupam mercados e estimulam sell-off

Investing.com  |  Autor 

Publicado 09.02.2018 08:47

Déficit e alta dos juros nos EUA preocupam mercados e estimulam sell-off

Investing.com - A aposta na elevação dos juros americanos e a preocupação dos investidores com o déficit orçamentário derrubaram as bolsas americanas na sessão de ontem. Seguindo esse cenário, as bolsas de valores da Ásia fecharam a sexta-feira em perdas expressivas. Na Europa, com os mercados em funcionamento, os índices acionários operam no vermelho, com recuos modestos comparados com os de outros mercados.

Na China, o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 4,26%, enquanto o índice de Xangai caiu 4,02%. Em dado momento, ambos chegaram a cair mais de 6%.

Em Tóquio, o Nikkei recuou 2,32%, a 21.382 pontos e, em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 3,10%, a 29.507 pontos. Na Europa, o FTSE 100, de Londres, recua 0,46% a 7.137,50 pontos, enquanto o DAX de Frankfurt perde 0,41% a 12.210,00.

Durante a madrugada, com os mercados asiáticos em operação, o Congresso dos EUA trabalhou para elevar o teto da dívida. Proposta foi aprovada no Senado. Na Câmara, deve ser votada nas próximas horas. Caso seja aprovada pelos deputados, vai reverter o shutdown (que já está em vigor), mas não garante o fim da volatilidade. O impacto dos gastos públicos no déficit é um dos fatores do estresse. Os deputados têm maior resistência e os democratas contam com o apoio de republicanos mais conservadores.

A aprovação do orçamentário nos EUA pode gerar uma elevação de gastos federais, que é estimada em US$ 300 bilhões para os próximos dois anos. Esse movimento, segundo Kathy Bostjancic (Oxford Economics) contribui para a alta volatilidade nas bolsas. Em entrevista ao Broadcast, ela explicou que com a maior perspectiva de renumeração dos títulos americanos, o valor Treasuries disparam com a demanda, o que leva a um menor apetite por ações.

Os títulos americanos de 10 anos, tiveram importante valorização e agora pagam 2,842%, com a taxa sendo ainda maior para os Treasuries de 30 anos, com rendimento de 3,139%.

Além disso, o forte aquecimento da economia dos EUA pode elevar a pressão inflacionar e obrigar o Federal Reserve a aumentar os juros. Como consequência, os investidores realizam lucros nas bolsas e colocam seus recursos nos títulos. O cenário contribui para derrubar as bolsas, elevar a cotação do dólar e a pressionar as commodities.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações