Eletrobras recua mais de 7%; Aneel se posiciona contra emendas à MP

Investing.com  |  Autor 

Publicado 07.05.2018 13:05

Eletrobras recua mais de 7%; Aneel se posiciona contra emendas à MP

Investing.com - As ações da Eletrobras (SA:ELET3) operam com forte queda de 7,51% a R$ 21,49, no início da tarde desta segunda-feira. O mercado segue cauteloso em relação a privatização da estatal do setor elétrico. Nesta segunda-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adotou posição contrária às emendas parlamentares incluídas na Medida Provisória 814/2017.

Apesar de serem sugestões que evitam um maior rombo nas contas da companhia, a posição da Aneel pode atrapalhar a tramitação da MP e do Projeto de Lei.

A MP que trata da venda das distribuidoras da Eletrobras deverá ser votada na comissão especial mista na terça-feira. A visão da Aneel é que as emendas apresentadas, se aprovadas, terão efeito direto na conta do consumidor. O texto original da medida já recebeu 158 emendas.

Na visão a agência, o melhor seria a aprovação do texto original, com pequenos ajustes, defendendo que as emendas sejam tocadas por meio de projeto de lei. Uma das mudanças controversas está a de aumento de tarifa da usina nuclear de Angra 3, para que o projeto paralisado desde 2015 possa ser concluído. Para a Aneel, o impacto na conta de luz seria de aproximadamente R$ 820 milhões ao ano.

Outro ponto são os efeitos de uma proposta de criação de uma faixa de gratuidade de 80 quilowatts-hora (kWh) para famílias beneficiadas com a tarifa social.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações