Entrave legal à Paper Excellence pode favorecer Suzano na compra da Fibria

Investing.com  |  Autor 

Publicado 15.03.2018 10:40

Entrave legal à Paper Excellence pode favorecer Suzano na compra da Fibria

Investing.com - A provável venda da Fibria (SA:FIBR3) segue no radar dos investidores no mercado nesta quinta-feira. As interessadas, Paper Excellence (PE) e Suzano (SA:SUZB3) apresentaram ofertas parecidas, coma diferença que a empresa brasileira já viabilizou com bancos a operação financeira, enquanto a PE ainda não apresentou garantias.

As ações da Fibria e Suzano foram os principais destaques na B3 ontem, com ganhos de 3,6% e 5,5%. Com isso, a sessão de hoje começa com correção, com os ativos caindo, respectivamente, 1,18% a R$ 70,90 e 1,50% a R$ 23,64.

Reportagem do Estadão indica que o grupo PE pode enfrentar barreiras legais para vencer a disputa pela Fibria. O jornal apurou que a restrição de compra de terras por estrangeiros seria um dos impeditivos do negócio, uma vez que a PE pertence à família indonésia Widjaja, também dona da Asia Pulp and Paper (APP).

O interesse pela Fibria surgiu justamente após as primeiras notícias das negociações da Suzano com a maior produtora global de celulose. Atualmente, a PE possui operações no Canadá e na França. No ano passado, comprou a Eldorado, pertencente ao grupo J&F, com fábrica no Mato Grosso do Sul, mesmo estado onde a Fibria está instalada. A conclusão da compra da Eldorado deve acontecer até setembro.

A diferença é que no caso da Eldorado, a questão da compra de terras estrangeiras foi posta de lado, uma vez que a empresa do grupo J&F não possui grandes áreas de florestas próprias, diferentemente do que acontece com a Fibria.

Desde 2010 o Brasil restringe a entrada de investidor estrangeiro para a compra de terras, com em algumas ocasiões a Advocacia Geral da União (AGU) proibindo a venda de propriedades agrícolas para empresas do exterior. Na Câmara, tramita um projeto de lei que trata sobre o assunto e libera a venda de terras.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações