ENTREVISTA-Boeing adota estratégia para manter 777X no prazo após problema em motor

Reuters  |  Autor 

Publicado 16.03.2018 20:46

ENTREVISTA-Boeing adota estratégia para manter 777X no prazo após problema em motor

Por Tim (SA:TIMP3) Hepher

SEATTLE, Estados Unidos (Reuters) - A Boeing (N:BA) está adotando medidas para reorganizar os testes do 777X para evitar que o modelo seja atingido por atrasos no motor, afirmou o executivo que comanda os esforços para a construção do maior avião a jato de dois motores no mundo em entrevista à Reuters.

A fornecedora do motor do avião, General Electric (N:GE), começou testes de voo com o novo motor GE9X na terça-feira, depois de um atraso de três meses causado principalmente por um problema em seu compressor. Mas para colocar o desenvolvimento do motor de volta no cronograma, a empresa precisa fabricar um novo componente.

Durante esse tempo, a Boeing vai colocar dois motores temporários na primeira aeronave de teste que está gradualmente começando a tomar forma, começando pelas asas de fibra de carbono e agora a fuselagem, que a empresa afirma estar no prazo.

Os motores, idênticos em todos os outros aspectos aos que de fato vão ser usados no serviço, serão trocados por novos equipados com o novo componente antes que o primeiro 777X faça o voo inaugural em 2019.

"Honestamente, quando isso aconteceu eu pensei que isso seria ruim, mas continuamos trabalhando e conseguimos ideias bem criativas para testar o que podemos e construir o que podemos", disse o vice-presidente e diretor-geral do programa 777X, Eric Lindblad, à Reuters.

"Colocar os motores e depois retirá-los, tudo isso para proteger o cronograma", disse Lindblad.

"Estamos em um ponto no qual chegou o momento em que estamos acelerando a velocidade com a qual construímos as coisas aqui", disse Lindblad dentro da fábrica de 121 mil metros quadrados da companhia.

O 777X tem como objetivo manter a Boeing no controle do mercado de "mini jumbos" que está sendo disputado pelo A350-1000, de 365 lugares, da Airbus (PA:AIR). A Boeing vendeu mais de 300 aviões do modelo.

Até agora, a Boeing afirma que está dentro do prazo para cumprir a meta de entregar o primeiro 777-9, de 406 lugares, para a Emirates Airlines em 2020.

Embora o problema com o motor da GE marque o primeiro revés público da Boeing no desenvolvimento da aeronave, a empresa já está enfrentando outras dificuldades na construção das asas de carbono e outros componentes.

"Tudo é difícil neste momento em que você começa a montar o avião. Se você me perguntar como tem sido a montagem das asas, eu diria que tem sido duro", disse Lindblad.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Um dos problemas envolve a correta instalação dos painéis de carbono no esqueleto das asas, uma vez que a fibra de carbono, apesar de mais leve, aceita menos ajustes que o alumínio, tradicionalmente usado nos aviões.

"Acredito que a montagem das asas seja questão de incorporarmos o aprendizado. Eu estou otimista (sobre o motor)", disse o executivo.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações