Eventual venda da Embraer depende de decreto presidencial, diz jornal

Investing.com  |  Autor 

Publicado 12.01.2018 10:14

Eventual venda da Embraer depende de decreto presidencial, diz jornal

Investing.com - Além de precisar ser autorizada pelo governo federal, a eventual venda do controle acionário da Embraer (SA:EMBR3) para a Boeing demandará também de um decreto assinado pelo presidente da república, Michel Temer. As informações constam na edição desta sexta-feira do jornal Valor Econômico.

A publicação cita um parecer da Advocacia Geral da União (AGU) de 2000 que manteve a restrição de limitar a participação de estrangeiros a 40% do capital da Embraer. O documento diz que a regra só poderia ser alterada por meio de uma lei especifica ou por decreto presidencial.

Com isso, caso as empresas cheguem a um acordo, e o governo concorde com a venda, além de usar a golden share para autorizar a operação na assembleia de acionistas, Temer precisaria assinar um decreto.

A reportagem do Valor informa que a pretensão da fabricante americana é de adquirir em oferta pública de ações até 100% do capital da Embraer. Caso a informação se confirme, a área de Defesa, cuja venda encontra resistências nas Forças Armadas brasileiras e no governo, poderia ser segregada em uma subsidiária específica. Assim, segundo o jornal, o governo brasileiro poderia manter a golden share com direito a vetos em questões estratégicas.

Os vetos atualmente incluem a incluem transferência de controle acionário; criação e/ou alteração de programas militares, que envolvam ou não a República Federativa do Brasil; capacitação de terceiros em tecnologia para programas militares e interrupção de fornecimento de peças de manutenção e reposição de aeronaves militares.

Ainda de acordo com o Valor, uma série de conversas entre representantes da Boeing e diplomatas brasileiros e americanos ocorreram nesta semana. O foco atual é conseguir chegar a um desenho de operação que contemple as restrições dos militares e também do governo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações