Farmacêutica Blau faz pedido de registro de IPO

Reuters

Publicado 17.11.2017 12:24

Farmacêutica Blau faz pedido de registro de IPO

SÃO PAULO (Reuters) - A Blau Farmacêutica fez nesta sexta-feira pedido para registro de oferta pública para venda de novas ações e papéis detidos por seus controladores, em plano para expandir operações no Brasil e no exterior, incluindo aquisições.

A operação é coordenada por Itaú (SA:ITUB4) BBA, J. Safra, JPMorgan e Morgan Stanley (NYSE:MS), segundo prospecto preliminar encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em 19 de setembro, a Reuters publicou citando fontes que a Blau, fundada há três décadas e com sede em Cotia (SP), estava trabalhando com bancos com vistas a um IPO para acelerar crescimento na América Latina.

O pedido de IPO vem depois que em julho o Grupo Biotoscana (SA:GBIO33), sediado na Colômbia, e acionistas, arrecadou 1,34 bilhão de reais (427 milhões de dólares) em um IPO de São Paulo. Em março, a Biomm (SA:BIOM3) levantou cerca de 30 milhões de reais em uma oferta subsequente.

A quantidade de ações e faixa indicativa de preços dos papéis da Blau ainda não foram definidas. O acionista vendedor na oferta secundária é o empresário Marcelo Rodolfo Hahn, fundador e presidente da companhia.

Segundo o prospecto preliminar, a Blau teve lucro líquido de janeiro a setembro de 93 milhões de reais, bem acima dos 32 milhões de reais registrados em todo o ano de 2016. A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) nos noves meses foi de 151,6 milhões de reais, ante 76,7 milhões de reais em todo 2016. A margem avançou de 17,8 por cento no final do ano passado para 30,8 por cento no fim de setembro.

A Blau atua em quatro linhas de medicamentos: de síntese biológica, que incluem vacinas e anticorpos; oncológicos; especializados, englobando antibióticos, anestésico, dentre outros, com foco no mercado hospitalar; e outros produtos, que incluem dermocosméticos, ramo que está sendo desenvolvido pela rival maior Hypermarcas (SA:HYPE3).

A companhia tem uma equipe comercial formada por 117 profissionais em seis gerências regionais, segundo o prospecto. A empresa tem portfólio ativo de 81 produtos e 72 moléculas diferentes. Além disso, tem ainda 297 produtos desenvolvidos já registrados (100 no Brasil e 197 no exterior), 45 aguardando análise de autoridades sanitárias (11 no Brasil, 22 no Uruguai e 12 na Colômbia), e 25 em desenvolvimento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Para mais informações sobre o prospecto, consulte:

http://sistemas.cvm.gov.br/dados/ofeanal/RJ-2017-05208/20171117_Minuta%20do%20Prospecto%20Preliminar.pdf

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações