Governo de SP rescinde contrato com consórcio construtor de linha 4 do metrô

Reuters

Publicado 30.07.2015 18:11

Governo de SP rescinde contrato com consórcio construtor de linha 4 do metrô

SÃO PAULO (Reuters) - O governo do Estado de São Paulo afirmou nesta quinta-feira que rescindiu contrato com a companhia construtora de estações da segunda fase da linha 4 do metrô da capital paulista, em uma disputa em que a companhia responsabiliza o Estado pelo atraso nas obras.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, o contrato a cargo da espanhola Isolux Corsán foi anulado por "falta de execução" de obras. Porém, a companhia afirmou em comunicado que foi ela quem pediu a anulação do contrato por conta de atrasos do Metrô de São Paulo na entrega de projetos executivos, "sem os quais a continuidade das obras tornava-se impossível".

A construção de mais quatro estações da segunda fase do projeto da Linha 4 estava prevista para entrar em operação a partir do ano passado, mas apenas uma das cinco estações previstas foi entregue.

Segundo o Metrô, o consórcio da Isolux Corsán foi notificado por não cumprir nos prazos os contratos assinados em 2012, abandono da obra e violação de cláusulas contratuais, entre outros.

A empresa, porém, alega que há cerca de 15 dias mandou ao Metrô pedido de regularização de aditivos dos contratos e a entrega dos projetos executivos. "Como nesse período não houve nenhuma manifestação por parte do Metrô, reforçando as limitações gerenciais desse órgão, a Isolux Corsán tomou a iniciativa de pedir a rescisão do contrato", disse a empresa, afirmando que encaminhou o assunto para um processo de arbitragem.

O governo estadual afirmou que desde o fim do ano passado o consórcio desacelerou o ritmo das obras e não vinha cumprindo os prazos estabelecidos. As multas previstas nos contratos podem atingir, juntas, 23 milhões de reais, porém a Isolux Corsán afirmou que nenhuma multa foi aplicada pelo governo ainda.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que a intenção do governo paulista é relicitar as obras que estavam sob responsabilidade do consórcio "o mais rápido possível", ainda neste semestre. O Metrô disse que está preparando novos processos licitatórios para contratação das obras, mas não deu detalhes.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Priscila Jordão)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações