Ibovespa fecha em queda de 0,9% com maior aversão a risco no exterior

Reuters

Publicado 17.08.2017 17:40

Ibovespa fecha em queda de 0,9% com maior aversão a risco no exterior

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa fechou em queda nesta quinta-feira, após quatro pregões seguidos no azul, pressionado pelo aumento na aversão a risco no exterior após ataque em Barcelona.

O Ibovespa fechou em queda de 0,9 por cento, a 67.976 pontos. O giro financeiro somou 7,58 bilhões de reais.

O atropelamento de dezenas de pessoas por uma van em Barcelona acentuou o ambiente de aversão a risco que já rondava os mercados desde cedo, diante de rumores de que o assessor econômico da Casa Branca, Gary Cohn, iria renunciar. A Casa Branca negou a informação. O S&P 500 caiu 1,54 por cento.

"A gente acompanhou o clima externo mesmo e, por aqui, a gente continua esperando que as coisas aconteçam, esperando as votações no Congresso", disse o gerente de renda variável da H.Commcor Ari Santos.

No front local, a Câmara dos Deputados adiou para a próxima semana a votação da proposta de emenda que institui um fundo público de financiamento de campanhas e estabelece o chamado "distritão" para eleições legislativas.

Já a proposta da Taxa de Longo Prazo (TLP) para empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) avançou uma barreira e aproximou-se da votação em comissão na próxima semana.

DESTAQUES

- ELETROBRAS ON caiu 1,37 por cento e ELETROBRAS PNB perdeu 2,91 por cento, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mandá-la devolver cerca de 3 bilhões de reais à Conta de Consumo de Combustíveis, fundo para custear termelétricas principalmente no Norte. Segundo a Coinvalores, a notícia deve pressionar as ações no curto prazo.

- JBS (SA:JBSS3) ON teve queda de 4,14 por cento, após ter acumulado alta de 9,43 por cento nos quatro pregões anteriores.

- ITAÚ UNIBANCO PN recuou 0,8 por cento e BRADESCO PN teve baixa de 0,83 por cento.

- PETROBRAS PN cedeu 0,61 por cento, enquanto PETROBRAS ON teve alta de 0,15 por cento.

(Por Flavia Bohone)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações