Indústria de embalagem vê retração de 2,8% na produção em 2016

Reuters

Publicado 24.02.2016 12:45

Indústria de embalagem vê retração de 2,8% na produção em 2016

SÃO PAULO (Reuters) - A indústria de embalagem espera retração de 2,8 por cento na produção física neste ano, queda menor que a de 4,31 por cento registrada no acumulado de 2015, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Embalagem em parceria com o Ibre/FGV divulgado nesta quarta-feira.

O volume bruto de produção ficou em 57,3 bilhões de reais no ano passado, refletindo o cenário de recessão econômica no Brasil. O maior recuo na produção foi verificado nas embalagens de madeira (-12,8%), seguido pelas de papel, papelão e cartão (-5,6%).

A retração de 2016 deve ser inferior à de 2015 por conta do efeito cambial, disse o economista Salomão Quadros, responsável pelo estudo. "O dólar a 4 reais estimula exportações e inibe importações, então o setor de embalagem tende a ser indiretamente beneficiado. E os estoques das indústrias estão diminuindo, vai haver um movimento de reposição", afirmou.

Ele ressaltou, no entanto, que esses elementos podem não ser suficientes para o setor voltar a mostrar crescimento até o fim do ano. "Poderemos ver adiadas para 2017 as primeiras taxas positivas de crescimento da produção de embalagem que previmos para o quarto trimestre de 2016", disse.

(Por Priscila Jordão)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações