Klabin terá pelo menos cinco trimestres de forte crescimento do Ebitda, diz Schvartsman

Reuters

Publicado 28.04.2017 15:04

Klabin terá pelo menos cinco trimestres de forte crescimento do Ebitda, diz Schvartsman

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - A Klabin (SA:KLBN4) ainda tem pela frente pelo menos cinco trimestres de forte crescimento na geração de caixa, impulsionada por avanços de preços de seus produtos e por ganhos de eficiência, afirmou nesta sexta-feira o presidente demissionário da produtora de papel para embalagens e de celulose, Fabio Schvartsman.

"Temos pelo menos mais cinco trimestres de crescimento importante de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)", disse em teleconferência com analistas Schvartsman, que passará a presidir a mineradora Vale (SA:VALE5) em maio.

A Klabin divulgou na véspera alta de 5 por cento no Ebitda do primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, a 539 milhões de reais.

As units da companhia aceleravam ganhos após os comentários do executivo, chegando a subir 1,9 por cento. Às 15:00, as ações subiam 0.7 por cento, enquanto o Ibovespa tinha valorização de 0,86 por cento.

O desempenho da Klabin e os comentários dos executivos da empresa foram recebidos com maior otimismo por analistas do mercado.

Os analistas do BTG Pactual (SA:BBTG11) Leonardo Correa e Caio Ribeiro citaram as iniciativas de custo da companhia e os comentários sobre crescimento de Ebitda de dois dígitos nos próximos trimestre em nota a clientes.

Enquanto isso, os analistas Ivano Westin, Renan Criscio e Rafael Cunha, do Credit Suisse, elogiaram também em nota a clientes o desempenho da Klabin, citando que a estratégia de crescimento tem sido entregue e que a empresa deverá reduzir a dívida nos próximos trimestres.

Durante a teleconferência, Schvartsman comentou ainda que a Klabin deve iniciar um processo de internacionalização e que as opções de fusão e aquisição ou crescimento orgânico não estão descartadas.

Por sua vez, o novo presidente da Klabin, Cristiano Teixeira, comentou que a fábrica de celulose da companhia retomou atividade após parada para manutenção no primeiro trimestre e que está operando com 100 por cento da capacidade de 1,4 milhão de toneladas anuais.

Teixeira afirmou ainda a produção de celulose de tipo fluff, usada em produtos como fraldas, tem recebido demanda acima da capacidade de oferta da empresa e que os preços devem avançar nos próximos meses. Ele estimou em 250 mil toneladas o volume de vendas de celulose fluff neste ano e de 350 mil em 2018.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Com isso, Schvartsman avaliou que a Klabin precisará rever sua atuação no mercado de celulose fluff, mas não mencionou especificamente se a empresa poderá, por exemplo, investir em aumento de capacidade produtiva.

"Esperávamos uma coisa mais fraca no mercado brasileiro e menos alternativas no mercado internacional. Mas agora estamos vendo demanda forte no mercado local e internacional, o que está nos levando a rever nossa atuação e muito provavelmente chegaremos rapidamente ao total de fluff que a Klabin poderá produzir", disse Schvartsman.

(Reportagem adiconal de Paula Arend Laier)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações