Lucro trimestral do Well Fargo fica abaixo do esperado com menores empréstimos

Reuters  |  Autor 

Publicado 13.07.2018 15:52

Lucro trimestral do Well Fargo fica abaixo do esperado com menores empréstimos

(Reuters) - O Wells Fargo (NYSE:WFC) informou nesta sexta-feira um lucro trimestral menor do que o esperado, pressionado pelo encolhimento de sua carteira de crédito e por uma receita menor do que há um ano.

O banco disse que grande parte do declínio do crédito tem relação com movimentos para evitar empréstimos mais arriscados, mas os resultados do segundo trimestre acenderam preocupações sobre os danos à reputação remanescentes do escândalo de falsas contas do Wells Fargo e outros abusos contra clientes.

O saldo médio total de empréstimos do banco encolheu 1 por cento no trimestre em relação ao ano anterior, à medida que o sua carteira de crédito ao consumidor caiu 2 por cento e o crédito imobiliário comercial desacelerou.

O Wells Fargo tem reduzido as carteiras hipotecárias da era da crise financeira e esta voltando a fazer empréstimos para outros setores, como automotivo, onde vê muito risco. Seu mais recente recuo está nos empréstimos imobiliários comerciais.

O negócio de hipotecas pesou sobre a renda que o banco faz com tarifas, que caíram 8 por cento no trimestre, para 9 bilhões de dólares.

Mesmo com os saldos de empréstimos caindo, a receita líquida de juros do banco subiu 1 por cento, impulsionada por juros mais altos.

As despesas totais não relacionadas a juros aumentaram 3 por cento, para 14 bilhões de dólares, com o banco observando que os custos de marketing de um esforço de reposicionamento para ajudar a reparar os danos à sua reputação aumentaram os custos.

O banco informou que também sofreu uma perda de 619 milhões de dólares em perdas operacionais no trimestre para compensar os clientes prejudicados por questões de câmbio, hipotecas, financiamento de automóveis e gerenciamento de fortunas.