Moody's vê riscos maiores à liquidez de empresas brasileiras por deterioração da economia

Reuters

Publicado 13.05.2015 11:47

Moody's vê riscos maiores à liquidez de empresas brasileiras por deterioração da economia

SÃO PAULO (Reuters) - O risco à liquidez das empresas brasileiras não financeiras aumentou desde o ano passado, embora os recursos de financiamento devam continuar adequados até meados de 2016, afirmou a agência de classificação de risco Moody's .

Em relatório desta quarta-feira, que avalia 47 companhias brasileiras não financeiras, a Moody's citou deterioração macroeconômica, preços mais baixos de commodities e acesso mais restrito a mercados de capitais como fatores que têm pesado sobre resultados de muitas delas.

"O ambiente macroeconômico brasileiro erodiu severamente desde 2014, com a aceleração da inflação e a taxa de emprego parecendo mais frágil", disse o analista Erick Rodrigues, da Moody's. "Junto com a acentuada queda na confiança dos consumidores e investidores, estas questões levantam dúvidas sobre as perspectivas de crescimento do país no médio prazo, com companhias expostas à economia doméstica e preços de commodities na lista das mais vulneráveis", acrescentou.

O percentual de companhias brasileiras avaliadas pela Moody's com risco elevado de liquidez subiu para 32 por cento, ante 19 por cento entre 2013 e 2014, afirmou Rodrigues.

Os setores de petróleo e gás, proteína e agricultura representam juntos pouco mais de metade da dívida que vence até meados de 2017, com a Petrobras representando cerca de um terço da dívida corporativa que vence até lá e as empresas de alimentos BRF, JBS e Marfrig responsáveis pela maior parte da dívida a vencer do setor de proteínas e agricultura, segundo a Moody's.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações