Negócios na América do Sul e Europa mantêm Bunge em vantagem, diz CEO

Reuters  |  Autor 

Publicado 16.05.2018 14:04

Negócios na América do Sul e Europa mantêm Bunge em vantagem, diz CEO

Por P.J. Huffstutter e Chris Prentice

CHICAGO (Reuters) - A Bunge é capaz de resistir a qualquer interrupção global no comércio agrícola decorrente das tensões entre Estados Unidos e China, graças a sua capacidade de processamento de soja na América do Sul e à expansão na Europa, disse o CEO da multinacional, Soren Schroder, durante um evento com investidores nesta quarta-feira em Nova York.

Embora as atuais tensões comerciais não sejam boas para o setor de grãos em geral, "a pegada da Bunge entra em jogo em momentos como este", disse Schroder.

A Bunge é uma empresa dominante no comércio de grãos na América do Sul, com ativos no Brasil que incluem fábricas, usinas, silos, centros de distribuição e terminais portuários.

A Bunge também tem forte presença na Argentina, o maior exportador mundial de farelo e óleo de soja. No ano passado, adquiriu duas unidades de esmagamento de oleaginosas da rival Cargill na Holanda e na França.

"Você pode arbitrar o fornecimento de soja a partir de qualquer origem", disse Schroder, que falava na conferência Farm to Market, da BMO Capital Markets.

Gigantes do setor de grãos como a Bunge, Cargill e Archer Daniels Midland (ADM) aproveitaram as tensões comerciais entre os Estados Unidos e vários de seus principais mercados de exportação, incluindo a China, para reverter as dificuldades de unidades após um dos anos mais difíceis para a industria.

As crescentes disputas comerciais estão afetando as cadeias de fornecimento agrícolas em todo o mundo, com o México comprando mais milho do Brasil e os navios que transportam as exportações de sorgo dos EUA alterando rotas depois que a China aumentou as exigências para os compradores.

Além das tensões comerciais, uma seca na Argentina levou alguns processadores de soja a comprar soja norte-americana para entrega na Hemisfério Sul.

Mas a Bunge não é uma delas, disse Schroder. No momento, as margens não justificam tais movimentos, disse ele, e a companhia não acredita que o volume de tais fluxos comerciais seja particularmente significativo.

Ainda assim, disse Schroder, a empresa irá fornecer a soja dos EUA para suas instalações na América do Sul se as margens justificarem isso.

AÇÚCAR

Schroder disse que a Bunge preparou sua unidade brasileira de produção de açúcar para "ficar em pé sozinha". A empresa tem procurado vender os ativos de açúcar no país desde 2013, mas por causa de uma retração no setor e do alto preço pelo qual a Bunge comprou as usinas, nenhum negócio surgiu.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os preços do açúcar bruto estão em mínimas de vários anos, à medida que a oferta global do adoçante supera a demanda.

Nesta quarta-feira, a Bunge publicou na Comissão de Valores Mobiliários o prospecto preliminar para o IPO de seu negócio de açúcar e etanol no Brasil, que não prevê emissão de novas ações.

A medida "nos dá a opção de tornar a empresa pública, se assim quisermos, dependendo do ambiente", disse o vice-presidente-executivo e diretor financeiro, Thomas Boehlert.

"Então, nós manteríamos uma participação majoritária e participaríamos da empresa, e potencialmente sairíamos completamente da estrada."

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações