Petrobras e Odebrecht preparam unificação das ações da Braskem

Reuters  |  Autor 

Publicado 19.01.2018 19:57

Petrobras e Odebrecht preparam unificação das ações da Braskem

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras (SA:PETR4) anunciou nesta sexta-feira que conversas com a Odebrecht para revisar o acordo de acionistas da Braskem (SA:BRKM5) evoluíram para uma reorganização societária com unificação das espécies de ações da petroquímica.

"Esses estudos, no entanto, ainda se encontram em fase preliminar", afirmou a Petrobras em comunicado.

Uma unificação das classes de ações votantes pode preparar a migração da empresa para o Novo Mercado, divisão de mais alta governança na B3 (SA:BVMF3). Vale e Suzano (SA:SUZB5) migraram para o segmento em 2017 após unificar suas classes de ações.

Segundo a petrolífera, a reorganização societária busca aprimorar a governança corporativa da Braskem e criar valor para todos os acionistas.

Nesta semana, o Itau BBA comentou que esperava reação muito positiva do mercado a possíveis soluções para a reestruturação da Braskem. "Acreditamos que a empresa garantiria assim uma reclassificação para níveis mais próximos dos concorrentes", disseram os analistas sobre o desconto das ações da companhia em relação a concorrentes.

Atualmente, a Odebrecht detém 50,1 por cento das ações com direito a voto da Braskem, enquanto a Petrobras detém 47 por cento das ações votantes da companhia.

O capital da Braskem é dividido em papéis ordinários (451,7 milhões), e preferenciais classe A (345 milhões) e B (578 mil).

No fim de 2017, a Odebrecht afirmara que pretendia manter a Braskem como parte de seus investimentos. O grupo foi forçado a vender ativos em meio ao escândalo gerado pelas investigações da operação Lava Jato.

A declaração da Petrobras ocorre após informações da imprensa de que a holandesa Lyondellbasell teria feito uma aproximação para comprar o controle da Braskem.

A ação PNA da Braskem encerrou esta sexta-feira em alta de 4,56 por cento, cotada a 50,71 reais. O Ibovespa subiu 0,3 por cento.

(Por Aluísio Alves)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações