Stuhlberger vai aproveitar queda na bolsa para comprar; fundo perde 0,38% no mês

Arena do Pavini

Publicado 09.11.2017 16:01

Stuhlberger vai aproveitar queda na bolsa para comprar; fundo perde 0,38% no mês

Arena do Pavini - Luis Stuhlberger, gestor do Fundo Verde, um dos maiores multimercados do Brasil, segue otimista com a bolsa brasileira e diz que vai aproveitar a fase de queda para comprar mais ações. Segundo o relatório de outubro do Verde, que fechou o mês com perda de 0,38%, a gestora vê “oportunidades em determinados setores, e se a correção das últimas semanas se aprofundar um pouco mais, vamos provavelmente aumentar nossa exposição”.

Para Stuhlberger e sua equipe, o mercado está exagerando no otimismo com relação à bolsa ao assumir uma visão de que somente a queda dos juros para 7% ao ano seria suficiente para os investidores brasileiros despejarem um caminhão de dinheiro em ações. “E portanto, apesar de já um pouco caro, o mercado poderia subir muito mais”, acrescenta a equipe da Verde Asset Management.

O relatório explica que, apesar de a taxa Selic caminhar para 7%, os juros futuros já mostram que essa taxa não seriam sustentável por muito tempo. “Por exemplo, a taxa de juro futura entre os anos 2019 e 2020 (os dois primeiros anos do próximo mandato presidencial) atingiu o nível mais baixo em meados de setembro, quando bateu 9,62%”, afirma o relatório. “De lá para cá, essa taxa subiu, aproximadamente 0,90 pontos, para 10,51%.” Segundo o relatório, o juro que deveria importar para o preço da ação, portanto, não é e talvez nunca seja os tais “7% mágicos”.

A Verde Asset diz que sua visão sobre as ações brasileiras não é negativa. “Apenas não compartilhamos o otimismo excessivo, e acreditamos que o preço das ações não se faz num vácuo independente das outras variáveis”.

O Verde segue abaixo do CDI no ano, com 5,05% de ganho até outubro, para 8,75% do referencial dos juros privados. Em novembro, o fundo ganhou com ações no exterior e com proteções (hedges) nos juros prefixados brasileiros. Mas perdeu nas principais aplicações, incluindo em juro real no Brasil, na posição em ações locais, que foram aumentadas em outubro, e também em euro e na aposta contra a moeda chinesa renminbi.

Por Arena do Pavini

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações