União Europeia aprova compra da Monsanto pela Bayer com condições

EFE  |  Autor 

Publicado 21.03.2018 10:13

União Europeia aprova compra da Monsanto pela Bayer com condições

Bruxelas, 21 mar (EFE).- A Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia (UE), deu nesta quarta-feira sinal verde com condições para a compra da agroquímica americana Monsanto por parte do grupo químico e farmacêutico alemão Bayer, uma operação de US$ 66 bilhões que resultará no maior gigante mundial de fabricação de sementes e adubos.

Para conseguir a aprovação, a Bayer se comprometeu a vender todo o seu negócio de sementes e parte do de fitossanitários à concorrente alemã BASF, uma operação anunciada em outubro precisamente para conseguir o sinal verde da União Europeia (UE) e que levará a BASF a pagar 5,9 bilhões de euros.

"Aprovamos os planos da Bayer para absorver a Monsanto porque os remédios propostos pelas partes, por um valor de mais de 6 bilhões de euros, respondem totalmente às nossas preocupações em matéria de concorrência", disse a comissária europeia do ramo, Margrethe Vestager, em comunicado.

O Executivo comunitário deve agora completar a revisão da compra por parte da BASF e a Bayer só poderá completar a fusão com Monsanto quando essa operação também receber sinal verde.

A Comissão abriu em agosto uma investigação sobre a compra da Monsanto que determinou que, se a mesma ocorresse sem condições, teria reduzido a concorrência nos mercados de sementes e pesticidas, nos quais a americana e a Bayer são rivais, assim como em matéria de inovação.

Para responder a esses problemas, a Bayer se comprometeu a vender à BASF quase a totalidade de seu negócio mundial de sementes, não só de colza e algodão, nos quais se sobrepõe com a Monsanto, mas também de soja e trigo, para garantir a viabilidade da BASF, que, neste momento, não vende sementes.

A Bayer também venderá à BASF o seu departamento de pesquisa e desenvolvimento e o seu negócio de caracteres vegetais, geneticamente modificados e não modificados.

Além disso, a Bayer cederá seus ativos do pesticida glufosinato e três linhas de pesquisa em herbicidas não seletivos.

"À primeira vista, a BASF parece um comprador apropriado porque a empresa, atualmente, não vende sementes nem herbicidas não seletivos e isso significa que as sobreposições no setor seriam limitadas", disse a Comissão Europeia em comunicado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Bruxelas, no entanto, indicou que BASF e Bayer devem agora provar que a primeira será capaz de desenvolver o negócio adquirido e concorrer com a empresa que resultará da fusão e no mercado agroquímico em geral.

A Bayer confirmou em setembro de 2016 a compra, que lhe levará a pagar US$ 128 por ação, e acredita que concluirá a operação no princípio deste ano após ter recebido sinal verde na China.

A empresa alemã está em 77 países e dá trabalho para 116.800 pessoas, enquanto a americana tem presença em 68 países, entre eles 11 latino-americanos, e emprega 22.000 indivíduos.

O sinal verde da UE representa o ápice de um processo de consolidação no setor agroquímico mundial, depois que Bruxelas autorizou em março de 2017 a fusão entre Dow Chemical e DuPont (NYSE:DWDP) e, em abril, a de Syngenta e Chemchina.

Calcula-se que Bayer e Monsanto faturariam juntas 23 bilhões de euros anuais; Syngenta e Chemchina, 14,8 bilhões de euros, e Dow Chemical e Dupont, 14,6 bilhões, com o que cobririam mais da metade de um mercado que movimenta 85 bilhões de euros.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações