Vale aprova restruturação societária e conversão dos papéis PN em ON

Investing.com

Publicado 27.06.2017 12:20

Vale aprova restruturação societária e conversão dos papéis PN em ON

Investing.com - Os acionistas da Vale aprovaram nesta terça-feira a reestruturação societária da companhia que prevê o fim do acordo de acionistas e a conversão dos papéis preferenciais em ordinários. A troca possibilita a migração da companhia para o Novo Mercado da B3.

Os papéis da mineradora valorizam quase 4% nos preferenciais (SA:VALE5) e de 5% ordinários (SA:VALE3) em seu quinto pregão consecutivo de ganhos, impulsionado pelo recente rali do minério de ferro. Os ativos acumulam valorização de 11% e 12%, respectivamente.

A conversão dos papéis PN em ON deverá ocorrer até o início de agosto, o que marcará também o fim de blocos acionistas controladores - entre eles fundos de pensão e o BNDES -, o que reduz a capacidade de intervenção do governo. A Bradespar (SA:BRAP4), principal acionista, valoriza 6%.

A troca de papéis deverá ocorrer na relação de 0,9342 ação ordinária por cada ação preferencial classe A de emissão da Vale, definida com base no preço de fechamento apurado na média dos últimos 30 pregões anteriores a 17 de fevereiro de 2017, pregão anterior ao anúncio do plano de reestruturação.

Os acionistas também aprovaram a incorporação da Valepar, cujos controladores - Previ, Bradespar, a japonesa Mitsui, BNDESpar e os fundos de pensão Petros, Funcef e Fundação Cesp receberão um prêmio de 10%, implicando em uma diluição de 3 por cento de todos os acionistas. A Valepar deverá permanecer no controle da Vale pelos próximos três anos até a migração para o Novo Mercado.

A estratégia replica o movimento feito para tirar a Embraer (SA:EMBR3) das mãos do governo em 2006. Na ocasião, a conversão de ações foi feita junto com o fim do acordo de acionistas da companhia, mas o governo manteve a "golden share", que veta qualquer tentativa de aquisição hostil.

Minério em alta

No pregão chinês, o final do pregão foi marcado por cobertura de posições em aberto que empurraram as cotações das commodities para cima. Os investidores também ficaram mais otimistas com a fala do primeiro-ministro, Li Keqiang, que afirmou que o país deverá cumprir a meta de crescimento de 6,5% neste ano e com dados de balanço industrial.

Os futuros do minério de ferro subiram 6% na bolsa da Dalian e encerrou o dia a a 456,5 iuanes por tonelada, após tocar a máxima de 458 iuanes nos últimos cinco minutos de negociação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Siderúrgicas sobem

A CSN (SA:CSNA3) lidera os ganhos com alta de 5%, negociada pouco abaixo do patamar de R$ 7,00, perdido no primeiro dia de junho, com a derrocada das commodities metálicas das últimas semanas. Desde a máxima de R$ 12,97 alcançada em fevereiro, o papel já perdeu 50% de seu valor.

Usiminas (SA:USIM5), Gerdau (SA:GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (SA:GOAU4) operam com altas entre 1,5% e 3%, o que empurra os ativos a recuperarem as perdas desde o crash da bolsa brasileira após a delação da JBS (SA:JBSS3), divulgada no dia 17 de maio.

Com Reuters

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações