À espera de Petrobras, investidor opera de olho em Brasília, Vale e terceirização

Investing.com

Publicado 21.03.2017 09:09

À espera de Petrobras,, investidor doméstico opera de olho em Brasília, Vale e terceirização

Por Marcelo Silva

Investing.com - Sem destaques na agenda econômica nesta terça-feira, quem opera no Ibovespa deve dividir suas atenções entre os cenários político e corporativo. Notícias internacionais e a indefinição dos preços das commodities também devem atrair os holofotes na segunda sessão da semana.

A expectativa pelo balanço da Petrobras (SA:PETR4), que será divulgado após o fechamento do pregão, deve movimentar as ações negociadas no índice local. Segundo analistas consultados pelo Valor Econômico, a petroleira deve voltar a apresentar um balanço trimestral positivo. A média das projeções de seis bancos procurados pela publicação espera um lucro de R$ 3 bilhões no quarto trimestre de 2016.

Ainda no ambiente corporativo, os agentes devem digerir a decisão da Moody’s de elevar o rating da Vale (SA:VALE5) de “Ba3”para “Ba2”, com perspectiva positiva. Outra informação sobre a mineradora, os investidores também assimilam a notícia de que o novo presidente da Vale será definido no início de abril.

O índice futuro opera com ganhos de 0,2% às 9h15 aos 65.410 pontos.

De olho em Brasília, os agentes também devem repercutir os rumores de que o governo já trabalha com a possibilidade de aprovar a reforma da Previdência no Congresso apenas no segundo semestre. Além disso, a possibilidade de o projeto que libera a contratação de mão de obra terceirizada para todas as atividades de empresas ser votada hoje na Câmara dos Deputados podem mexer com o humor de quem opera no índice doméstico.

Também no cenário doméstico, as atenções devem estar voltadas para a nova fase da Operação Lava Jato, que investiga pessoas ligadas ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, e aos senadores Renan Calheiros, Humberto Costa e Valdir Raupp.

Os desdobramentos da Operação Carne Fraca também serão acompanhados de perto. União Europeia, China, Chile e Hong Kong suspenderam parcialmente a importação de carne brasileira até que as suspeitas de irregularidade sejam explicadas.

A possibilidade de quebra do sigilo pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, da lista enviada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, à Suprema Corte, com pedidos de abertura de inquérito contra político, em decorrência das delações de ex-executivos da Odebrecht, também estarão no radar dos agentes locais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Do ambiente internacional, os investidores domésticos assimilam o alívio na Europa, após pesquisas mostrarem que o centrista Emmanuel Macron venceu o debate entre os candidatos à presidência da França.

No mercado de commodities, os agentes se dividem entre a recuperação dos preços do petróleo no exterior e forte queda das cotações do minério de ferro.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações