Centro-sul do Brasil vende em janeiro volume recorde de etanol hidratado para o mês

Reuters  |  Autor 

Publicado 09.02.2018 12:33

Centro-sul do Brasil vende em janeiro volume recorde de etanol hidratado para o mês

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - As usinas e destilarias do centro-sul do Brasil venderam em janeiro um volume recorde de etanol hidratado para o período, de 1,36 bilhão de litros, alta de mais de 50 por cento na comparação anual, informou nesta sexta-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

"Esse volume de etanol hidratado em janeiro representa a substituição de cerca de 1 bilhão de litros de gasolina no mercado doméstico", comentou o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, em nota.

Usado diretamente nos tanques dos veículos, o hidratado registra vendas aquecidas desde meados do ano passado, quando altas tributárias maiores para a gasolina, seu concorrente direto, melhoraram a competitividade do biocombustível.

Além disso, uma nova sistemática de formação de preços de combustíveis pela Petrobras (SA:PETR4), em linha com o mercado internacional e em vigor desde julho, acabou colaborando para levar as cotações da gasolina a sucessivos recordes nominais nas bombas dos postos, contribuindo para uma maior demanda por etanol.

Conforme a Unica, no acumulado da atual safra, a 2017/18, iniciada em abril do ano passado, a comercialização de hidratado no centro-sul atinge 12,92 bilhões de litros, alta de 4 por cento ante igual período do ciclo anterior.

Ainda segundo a Unica, as vendas totais de etanol pelas usinas e destilarias do centro-sul, considerando-se mercados interno e externo e hidratado e anidro, alcançam 22,22 bilhões de litros no acumulado da atual temporada, praticamente estável na comparação anual.

A próxima safra de cana no centro-sul começa em abril e, dadas as atuais condições de mercado, deverá ser voltada ao máximo para o etanol, disse nesta quinta-feira o presidente da Biosev (SA:BSEV3), Rui Chammas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações