Democratas dos EUA não conseguem barrar medida que autoriza exploração de petróleo no Ártico

Reuters

Publicado 20.10.2017 09:49

Democratas dos EUA não conseguem barrar medida que autoriza exploração de petróleo no Ártico

Por Timothy Gardner

WASHINGTON (Reuters) - Democratas do Senado dos Estados Unidos não conseguiram aprovar, na quinta-feira, uma medida que impediria a exploração de petróleo e gás em parte da Reserva Nacional de Vida Selvagem do Ártico, perdendo para republicanos que acreditam que a produção no local criará empregos e riqueza.

Uma emenda que bloquearia a atividade exploratória perdeu por 48 votos a 52. Só uma republicana, a senadora Susan Collins, do Maine, apoiou a medida, e o único democrata que votou contra a proposta foi Joe Manchind, da Virgínia Ocidental.

Conservacionistas e muitos democratas veem a reserva do Alasca como um dos últimos santuários do planeta. Criada pelo Congresso em 1980, o local abriga tribos e é um habitat de formas de vida selvagem frágeis, como o caribu, ursos polares e centenas de espécies de aves migratórias.

Há tempos os republicanos, que atualmente controlam o Congresso e a Casa Branca, querem abrir uma parte da reserva chamada área 1002. A senadora Lisa Murkowski, republicana do Alasca que preside o Comitê de Energia do Senado, classificou a 1002 como uma "área sem vida selvagem" porque o governo a destinou à exploração de petróleo décadas atrás.

O Instituto Geológico dos EUA estima que a área situada na Baía Prudhoe, no norte do Alasca, tem mais de 12 bilhões de barris de petróleo recuperáveis.

Uma medida orçamentária do Senado instruiu o comitê de Murkowski a arrecadar um bilhão de dólares ao longo de 10 anos. Ela espera que parte do dinheiro venha de royalties de empresas de energia depois de abrir a área 1002 à prospecção. Murkowski exortou os senadores a verem a "instrução como uma oportunidade para fazer algo construtivo" e se dedicarem a fortalecer a geração de energia em terras federais que estiveram fora de alcance durante um longo tempo.

A emenda fracassada, patrocinada pela senadora Maria Cantwell, a democrata mais graduada do Comitê de Energia do Senado, teria eliminado a diretiva da resolução orçamentária de arrecadação de fundos.

Os republicanos realizaram um "ataque furtivo" que "transformou terras públicas em poluidoras", disse Cantwell.

O senador democrata Jeff Merkley disse haver "algo cínico e triste" no esforço para abrir a reserva porque isso intensificará a produção de petróleo no Estado que sente os efeitos mais rápidos da mudança climática, que a maioria dos cientistas liga às emissões de carbono resultantes da queima de combustíveis fósseis e ao desenvolvimento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações