Gigante do setor de grãos, chinesa Cofco avalia venda da Nidera, dizem fontes

Reuters

Publicado 23.08.2017 12:55

Gigante do setor de grãos, chinesa Cofco avalia venda da Nidera, dizem fontes

HONG KONG (Reuters) - Depois de pagar centenas de milhões de dólares pela comerciante de grãos Nidera em uma aquisição finalizada há alguns meses, o grupo estatal chinês Cofco está considerando vender o problemático negócio, de acordo com pessoas familiarizadas com seus planos.

Com o objetivo de se tornar um competidor global mais forte, a Cofco esperava combinar a Nidera, com sede na Holanda, com a Noble Agri, uma unidade da trading Noble Group, que também começou a comprar em 2014.

Qualquer venda marcaria uma mudança abrupta na estratégia, à medida que a Cofco busca reestruturar seus negócios como parte de uma ampla gama de reformas das empresas estatais chinesas.

Duas fontes disseram que o Cofco contratou o banco de investimento Morgan Stanley (NYSE:MS) para trabalhar em planos para vender a Nidera.

Perdas imprevistas acumuladas pela Nidera e irregularidades contábeis em sua operação na América Latina ajudaram a persuadir a administração da Cofco a buscar formas de alienar a trading.

"As contínuas perdas da Nidera foram piores do que a expectativa da Cofco", disse uma das fontes. "E a questão contábil no negócio brasileiro de Nidera ajudou a acelerar a venda."

Não está claro em quanto o negócio seria avaliado, uma vez que o processo está em uma fase inicial, disse uma fonte.

Uma outra fonte disse que a Cofco poderia optar por uma venda total ou parcial, e não se sabe se a Cofco venderia os ativos físicos que a ajudaram a construir uma cadeia global de suprimentos de grãos.

As fontes declinaram ser nomeadas, uma vez que a Cofco não fez uma oferta pública sobre a Nidera.

Nem a Cofco nem o Morgan Stanley comentaram o assunto imediatamente.

O crescimento da Cofco nos últimos anos estabeleceu um rival significativo para o chamado quarteto "ABCD", das gigantes globais de comércio agrícola Archer Daniels Midland, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus Company.

A Cofco pagou cerca de 1,5 bilhão de dólares por uma participação de 51 por cento na Noble Agri em 2014 e mais 750 milhões de dólares pelo restante em dezembro de 2015.

Em fevereiro, a Cofco tornou-se a única proprietária da Nidera, tendo gradualmente aumentado a sua participação desde 2014. Os detalhes financeiros não foram divulgados, mas os analistas estimam que a empresa chinesa pagou centenas de milhões de dólares pela Nidera.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em abril, a Cofco combinou as duas empresas sob uma nova divisão, a Cofco International.

(Por Kane Wu e Julie Zhu)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações