Governo reduz preços mínimos do trigo e desestimula plantio da nova safra

Reuters

Publicado 19.04.2017 17:03

Governo reduz preços mínimos do trigo e desestimula plantio da nova safra

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura reduziu em 3,6 por cento os preços mínimos do trigo para a temporada 2017/18, em uma medida que deverá acentuar o desestímulo ao plantio da nova safra, segundo um representante dos produtores.

No caso do trigo "pão" tipo 1 no Sul do país, por exemplo, o preço mínimo foi reduzido para 37,26 reais por saca de 60 quilos, ante 38,65 reais na temporada 2016/17, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira.

Os preços mínimos servem como referência para o governo aplicar políticas de subvenção aos produtores rurais no caso de forte recuo das cotações de mercado.

Na avaliação da Ocepar, entidade que reúne cooperativas do Paraná, principal Estado produtor, a decisão do governo deverá reduzir ainda mais a área plantada em 2017.

Atualmente, o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado ao governo do Estado, projeta uma queda de área de cerca de 4 por cento em 2017, para 1,05 milhão de toneladas.

"A gente imagina que a estimativa pode ser revisada para baixo, de uma queda de 4 por cento para um recuo de 10 por cento", disse à Reuters o gerente-técnico da Ocepar, Flávio Turra.

Segundo ele, a semeadura do trigo do Paraná alcança apenas 5 por cento da área total para este ano e ainda há tempo para que muitos produtores mudem suas intenções de plantio.

"Já temos muito desestímulo este ano após a baixa remuneração da safra 2016, quando colhemos bem, mas houve dificuldade de liquidez... Com esse preço mínimo o produtor vai acabar procurando alternativas", completou Turra.

No ano passado, o Paraná colheu cerca de metade safra do Brasil, um país que importa boa parte de seu consumo.

(Por Gustavo Bonato)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações