Petróleo cede com especulações à espera da decisão da Opep de aumento de oferta

Investing.com  |  Autor 

Publicado 21.06.2018 16:35

Petróleo cede com especulações à espera da decisão da Opep de aumento de oferta

Investing.com - Os preços do petróleo fecharam em queda nesta quinta-feira, com os principais produtores de petróleo se aproximando de um acordo para aumentar a produção em cerca de 1 milhão de barris por dia com o argumento que precisam evitar uma possível escassez de oferta e estabilizar os preços.

Na Bolsa Mercantil de Nova York, o contrato futuro do WTI para entrega em julho caiu 0,26%, para US$ 65,54 por barril, enquanto na Bolsa Intercontinental de Londres, o Brent afundou 2,22%, para encerrar a sessão negociado a US$ 72,08 por barril.

O ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, disse que os membros e não-membros da Opep estavam perto de fechar um acordo para elevar a produção de petróleo e sugeriu um aumento de cerca de 1 milhão de barris para estabilizar os preços.

O acordo de corte de produção – fechado em novembro de 2016 – atingiu sua meta de reequilibrar o mercado de petróleo, restaurando os estoques globais para a média de cinco anos, disse Al-Falih.

As tentativas do líder de fato do cartel de chegar a um denominador comum sobre o aumento da oferta global têm sido dificultadas por outros membros da Opep, que parecem não estar dispostos a fazer concessões e elevar a produção.

O Irã foi um dos membros mais ativos da Opep contrário a um aumento na produção, insistindo que os preços do petróleo ainda precisam de suporte, mas já aceitaram a ideia de um modesto aumento na produção. Perto de enfrentar pesadas sanções norte-americana, o país persa gostaria de preços mais altos da commodity para minimizar os impactos do corte das exportações nas receitas.

Enquanto isso, a Rússia, que não faz parte da Opep, adotou uma postura mais agressiva sobre aumentos de produção, exigindo um aumento de 1,5 milhão de barris diários na produção, em meio a temores de que o mercado possa superaquecer à medida que a demanda aumentar em sua sazonalidade do verão do Hemisfério Norte.

A decisão deverá ser anunciada na sexta-feira.

A Opep também tem sido criticada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, alegando que o cartel do petróleo estava "artificialmente" mantendo os preços do petróleo elevados.

Alguns analistas sugeriram que a Opep se esforçaria para alcançar um meio termo na ampliação da oferta, nem muito – o que irritaria o Irã – nem pouco, o que aumentaria o risco de preços mais altos do petróleo impactarem negativamente a demanda.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"O ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, insinuou que a análise dos níveis de estoques médios de cinco anos não é uma boa medida da saúde dos mercados globais", disse uma equipe de analistas da Energy Aspect em nota.

"Se for verdade, então um aumento de 1 milhão de barris por dia entre agora e o final do ano não é garantido ... metade desse valor seria um bom compromisso."

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações