Produção de aço do Brasil perde força em abril

Reuters  |  Autor 

Publicado 22.05.2018 15:37

Produção de aço do Brasil perde força em abril

SÃO PAULO (Reuters) - A produção brasileira de aço bruto em abril desacelerou em relação ao início do ano em meio à recuperação lenta da economia, incertezas em torno do cenário eleitoral e redução nas exportações, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela entidade que representa as siderúrgicas do país, IABr.

O Brasil produziu 2,949 milhões de toneladas de aço bruto em abril, praticamente estável sobre o volume de um ano antes e queda de 4 por cento na comparação com março.

No quadrimestre, a produção teve alta de 4,1 por cento sobre um ano antes, a 11,6 milhões de toneladas, ante um ritmo de 5 por cento de alta no primeiro trimestre, segundo os dados da entidade.

Os números corroboram a desaceleração vista por distribuidores de aço plano no mesmo período. Mais cedo, o presidente da entidade que representa os distribuidores, Inda, Carlos Loureiro, comentou que as vendas para todos os setores, com exceção do automotivo, perderam força no mês passado e que os estoques na cadeia subiram.

Para o analista Thiago Lofiego, do Bradesco BBI, apesar dos dados mais fracos de abril, o cenário está mais positivo para maio diante de compras acima do esperado pelos distribuidores, o que pode indicar que o setor está mais positivo sobre os próximos meses. "Continuamos confiantes sobre a recuperação do mercado de aços planos", disse Lofiego em nota a clientes.

Segundo o IABr, que também representa produtores de aços longos, as vendas no mercado interno, subiram 25 por cento em abril sobre o fraco desempenho de um ano antes, para 1,47 milhão de toneladas, puxadas por avanço de 32,5 por cento nos laminados planos, que são usados em setores como indústria automotiva.